19 de mai 2025
Reed Brody denuncia impunidade de ditadores e clama por justiça internacional
Reed Brody critica a administração Biden por sua suposta cumplicidade em Gaza e reflete sobre a evolução do sandinismo na Nicarágua.
Reed Brody, junto à Escola Julián Besteiro de Madrid, este lunes. (Foto: Claudio Álvarez)
Ouvir a notícia:
Reed Brody denuncia impunidade de ditadores e clama por justiça internacional
Ouvir a notícia
Reed Brody denuncia impunidade de ditadores e clama por justiça internacional - Reed Brody denuncia impunidade de ditadores e clama por justiça internacional
Reed Brody, conhecido como "cazadictadores", intensifica suas atividades em relação à situação em Gaza, criticando a administração Biden por sua suposta complicidade em crimes na região. Brody, que tem uma longa trajetória na luta por justiça internacional, participou recentemente de um fórum em Madrid sobre a democracia em Nicarágua, onde refletiu sobre a evolução do sandinismo e a necessidade de justiça global.
O advogado e autor do livro Atrapar a un dictador, que será lançado na Espanha, está mobilizando esforços para apresentar uma petição à Corte Penal Internacional (CPI) sobre a atuação dos Estados Unidos em Gaza. Ele busca também mobilizar a opinião pública europeia contra a administração Trump. Brody afirmou que a CPI, embora tenha um papel positivo, enfrenta desafios, como a dificuldade em condenar líderes de Estados poderosos.
Brody expressou preocupação com a imunidade penal concedida a Donald Trump pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos, alertando que isso representa uma ameaça à democracia. Ele destacou que a CPI tem sido eficaz em emitir ordens de prisão contra figuras como Vladimir Putin e Benjamin Netanyahu, mas enfrenta limitações na execução dessas ordens devido à falta de uma força policial.
Sobre a possibilidade de um processo por genocídio contra Israel, Brody afirmou que os padrões exigidos pelo tribunal são quase impossíveis de serem atendidos. Ele criticou as ações de Israel, afirmando que são vergonhosas e que a utilização política do antissemitismo está gerando mais hostilidade contra os judeus. Brody, que tem um histórico de ativismo em direitos humanos, também revisitou sua experiência em Nicarágua, onde começou sua jornada na defesa dos direitos humanos, agora enfrentando os antigos aliados sandinistas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.