21 de mai 2025
Suprema Corte de Israel considera irregular a demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu
Suprema Corte de Israel reverte demissão do chefe do Shin Bet, destacando conflito de interesse de Netanyahu em meio à crise de segurança.
Premier de Israel, Benjamin Netanyahu, em entrevista coletiva (Foto: Ronen Zvulun / POOL / AFP)
Ouvir a notícia:
Suprema Corte de Israel considera irregular a demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu
Ouvir a notícia
Suprema Corte de Israel considera irregular a demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu - Suprema Corte de Israel considera irregular a demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu
A Suprema Corte de Israel decidiu que a demissão de Ronen Bar, chefe do Shin Bet (Serviço de Segurança Interna), foi irregular e contrária à lei. A corte apontou um conflito de interesse do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na decisão, tomada em março de 2023.
Na época, Netanyahu alegou uma "contínua falta de confiança" em Bar, citando a guerra em Gaza como um dos motivos. As desavenças entre eles já eram conhecidas, especialmente após Bar se recusar a usar o Shin Bet para monitorar manifestantes contrários ao governo. A relação se deteriorou ainda mais após os ataques do Hamas, que resultaram em quase 1,2 mil mortos em Israel.
A corte destacou que a demissão foi precipitada e que a situação poderia se repetir no futuro. A juíza Daphne Barak-Erez enfatizou que a complexidade da guerra não exime as autoridades de seguir a lei. O presidente do tribunal, Isaac Amit, reforçou que a lealdade do diretor do Shin Bet deve ser com o povo israelense, não com o governo.
Com a decisão, Netanyahu não poderá nomear um novo chefe para o Shin Bet até que a situação seja completamente analisada. Bar, que foi indicado em 2021, entregou sua carta de demissão em abril, citando falhas do Shin Bet em prever os ataques do Hamas. Netanyahu, ao comentar a decisão, a chamou de "vergonhosa" e afirmou que pretende indicar um novo chefe para o Shin Bet em breve.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.