Política

Fraudes em descontos do INSS são investigadas em esquema de falsificação em Pernambuco

Fraudes em descontos do INSS são investigadas após perícia em Pernambuco apontar falsificações em autorizações de aposentados.

Perícia mostra inconsistência na autorização para desconto de sindicato no INSS: 'Borrão' (Foto: Reprodução)

Perícia mostra inconsistência na autorização para desconto de sindicato no INSS: 'Borrão' (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Fraudes em descontos do INSS são investigadas em esquema de falsificação em Pernambuco - Fraudes em descontos do INSS são investigadas em esquema de falsificação em Pernambuco

0:000:00

Uma perícia realizada em 2021 apontou indícios de falsificação de autorizações de desconto no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relacionadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Poção, em Pernambuco. O documento, obtido pela Polícia Científica de Pernambuco, revelou que a impressão digital utilizada para a autorização era considerada um "borrão", impossibilitando sua autenticação.

O laudo pericial concluiu que não foi possível realizar a confrontação papiloscópica, uma vez que a coleta da impressão digital foi mal procedida. O perito criminal destacou que essa condição prejudicou a análise, tornando impossível distinguir características essenciais para a identificação. O ofício referente à perícia foi enviado para contestação em novembro de 2020, e a conclusão ocorreu em julho de 2021.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, as investigações da Polícia Federal, especialmente na Operação Sem Desconto, revelaram um aumento nas fraudes envolvendo descontos em benefícios de aposentados e pensionistas. O esquema identificado incluía o uso de impressões digitais comprometidas e assinaturas falsas, sem o conhecimento dos aposentados, para autorizar descontos de até 2% nos benefícios previdenciários.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), à qual o STR de Poção está associado, é uma das entidades mais investigadas, com 1,3 milhão de pessoas afetadas. A Contag nega irregularidades e afirma que todas as autorizações foram apresentadas de forma legítima. O UOL tentou contato com o STR de Poção, mas não obteve resposta até o momento.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela