Política

Juiz mantém inelegibilidade de Pablo Marçal por abuso de poder econômico na campanha

Juiz mantém inelegibilidade de Pablo Marçal por abuso de poder econômico, após ele admitir pagamento por cortes de vídeos em campanha.

O candidato Pablo Marçal (PRTB) durante debate para as eleições municipais de São Paulo, em 2024. (Foto: RedeTV/Reprodução)

O candidato Pablo Marçal (PRTB) durante debate para as eleições municipais de São Paulo, em 2024. (Foto: RedeTV/Reprodução)

Ouvir a notícia

Juiz mantém inelegibilidade de Pablo Marçal por abuso de poder econômico na campanha - Juiz mantém inelegibilidade de Pablo Marçal por abuso de poder econômico na campanha

0:000:00

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Antonio Maria Patiño Zorz, manteve a inelegibilidade do coach Pablo Marçal por abuso de poder econômico em sua campanha para a prefeitura em 2024. A decisão, publicada no Diário de Justiça em 22 de maio de 2025, rejeitou o recurso apresentado por Marçal.

O ex-candidato foi condenado a oito anos de inelegibilidade, o que o impede de concorrer em 2026. A Justiça Eleitoral concluiu que ele violou as regras ao pagar pessoas para viralizar vídeos de sua campanha nas redes sociais, utilizando legendas e hashtags associadas ao cargo de prefeito.

Na decisão, o juiz destacou que Marçal admitiu, em entrevista, o pagamento por cortes de vídeos. Ele transcreveu a fala do coach: “Cê entra no meu sistema de corte, pega só o que eu falo... Quer ganhar dez conto, vinte conto? Eu tô pagando em dinheiro.”

Os advogados de Marçal argumentaram que a Justiça não analisou todos os perfis envolvidos e que não havia provas de remuneração. No entanto, o juiz afirmou que as alegações do ex-candidato buscavam rediscutir o mérito da decisão, o que não é permitido em embargos de declaração. Para contestar a sentença, Marçal deve recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela