25 de jun 2025

Polícia apura esquema de fraude milionária envolvendo empresários e influenciadores no RN
Operação 'Amicis' investiga fraudes financeiras e bloqueia R$ 150 milhões em ações contra empresários e influenciadores digitais no RN.

Policiais cumprem mandado de busca em loja localizada dentro de academia na Zona Sul de Natal (Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi)
Ouvir a notícia:
Polícia apura esquema de fraude milionária envolvendo empresários e influenciadores no RN
Ouvir a notícia
Polícia apura esquema de fraude milionária envolvendo empresários e influenciadores no RN - Polícia apura esquema de fraude milionária envolvendo empresários e influenciadores no RN
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou a operação 'Amicis', que investiga uma fraude financeira de grande escala envolvendo empresários, contadores e influenciadores digitais. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 25, em Natal e em outras seis cidades do estado. Foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e bloqueados R$ 150 milhões.
Os suspeitos são investigados por fraude bancária, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e adulteração de veículos. Um dos mandados foi executado em uma loja de suplementos localizada em uma academia no bairro Lagoa Nova, em Natal. A academia esclareceu que a operação visou um lojista e um personal trainer externo, sem vínculo direto com o estabelecimento.
Detalhes da Operação
A investigação revelou que alguns dos alvos atuam como influenciadores digitais, utilizados como laranjas para ocultação patrimonial e movimentação de recursos ilícitos. A Justiça autorizou ainda a imposição de 204 medidas cautelares, incluindo a obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica para cinco investigados.
A operação mobilizou quase 200 policiais civis, além de integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do RN e da Polícia Militar. A Polícia Civil informou que não poderá divulgar mais detalhes ou conceder entrevistas sobre a operação devido a uma decisão judicial da 11ª Vara Criminal de Natal.
Contexto e Implicações
O nome da operação, que significa “amigos” em latim, reflete o vínculo de confiança entre os integrantes da organização criminosa investigada. A Polícia Civil destacou a importância da transparência em ações de grande impacto social, embora a decisão judicial limite a divulgação de informações. A operação 'Amicis' é um desdobramento de investigações anteriores sobre fraudes financeiras e sonegação fiscal no estado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.