02 de jul 2025

TRE cassou prefeito e vice por ligação com facção criminosa no Ceará
TRE CE cassou mandatos de Braguinha e Gadel por oito anos. Nova eleição será convocada em Santa Quitéria.

Braguinha e o vice, Gardel Padeiro, na cerimônia de diplomação; eles não chegaram a assumir os cargos (Foto: Reprodução/Instagram)
Ouvir a notícia:
TRE cassou prefeito e vice por ligação com facção criminosa no Ceará
Ouvir a notícia
TRE cassou prefeito e vice por ligação com facção criminosa no Ceará - TRE cassou prefeito e vice por ligação com facção criminosa no Ceará
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou os mandatos do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha, e do vice, Francisco Gadel Mesquita Pinheiro. A decisão, unânime, foi tomada na terça-feira, 1º de outubro, e os dois foram tornados inelegíveis por oito anos.
As acusações contra a dupla envolvem suposto envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho e intimidações durante a campanha eleitoral. A Procuradoria Eleitoral do Ceará relatou que o processo eleitoral foi marcado por ameaças a eleitores de outros candidatos, atribuídas a integrantes do grupo criminoso. Além disso, foram registradas pichações e mensagens intimidatórias nas redes sociais.
A denúncia também aponta que, em troca de apoio, um membro da facção teria recebido um carro de luxo de pessoas ligadas a Braguinha. O advogado de defesa, Raimundo Fernandes Neto, refutou as alegações, afirmando que a situação é resultado de uma rixa antiga entre o chefe do Comando Vermelho e um concorrente de Braguinha.
Com a cassação, o vereador Joel Barroso, presidente da Câmara Municipal e filho de Braguinha, assume interinamente a prefeitura. O TRE-CE determinou a convocação de novas eleições para a cidade, que não terá segundo turno devido ao número de eleitores. Braguinha havia sido reeleito em 2024 com 41,01% dos votos, enquanto seus principais adversários, Tomás Figueiredo (MDB) e Dra. Lígia Protásio (PT), obtiveram 29,44% e 29,02%, respectivamente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.