10 de jul 2025
Alberto Fernández é processado por suspeita de corrupção em nova investigação
Alberto Fernández é processado por corrupção em esquema de seguros que envolve comissões de mais de 3,1 milhões de dólares.

El expresidente Alberto Fernández, en Buenos Aires, en 2024. (Foto: Mariana Eliano)
Ouvir a notícia:
Alberto Fernández é processado por suspeita de corrupção em nova investigação
Ouvir a notícia
Alberto Fernández é processado por suspeita de corrupção em nova investigação - Alberto Fernández é processado por suspeita de corrupção em nova investigação
Um juiz federal processou Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina, por corrupção na contratação de seguros para o Estado. O esquema, que envolve intermediários que receberam comissões exorbitantes, é investigado desde um decreto de 2021 que obrigou o governo a contratar pólizas através da Nação Seguros.
O juiz Sebastián Casanello apontou que cerca de 40 pessoas estão implicadas no caso, que envolve um suposto direcionamento irregular na contratação de seguros por diversas repartições públicas. A investigação revelou que os intermediários mais beneficiados, entre 2020 e 2023, acumularam comissões que ultrapassam 3,1 milhões de dólares, representando mais de 80% do total pago em comissões.
Além da corrupção, Fernández já enfrenta uma investigação por violência de gênero contra a ex-primeira-dama, Fabiola Yáñez. A apuração sobre a violência começou após a abertura do celular da secretária de Fernández, que revelou evidências de agressão. Em abril, um tribunal federal rejeitou a apelação do ex-presidente em relação a essa acusação.
Fernández sempre defendeu sua inocência e, antes de deixar o cargo, afirmava que seria um dos poucos presidentes argentinos a não ser investigado por corrupção. Agora, ele aguarda a data para o início do julgamento, que pode complicar ainda mais sua situação judicial.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.