Breaking News

11 de jul 2025

Gonet conclui parecer que pede condenação de Bolsonaro após tarifaço de Trump

Procurador geral da República pede condenação de Jair Bolsonaro por golpe de Estado, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Fotos de Cristiano Mariz/O Globo e Brenno Carvalho/O Globo)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Fotos de Cristiano Mariz/O Globo e Brenno Carvalho/O Globo)

Ouvir a notícia

Gonet conclui parecer que pede condenação de Bolsonaro após tarifaço de Trump - Gonet conclui parecer que pede condenação de Bolsonaro após tarifaço de Trump

0:000:00

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve solicitar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por seu suposto envolvimento em um golpe de Estado para impedir a posse de Lula e Geraldo Alckmin. O parecer será encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes até a próxima segunda-feira, 14 de agosto, data-limite para as alegações finais. O caso avança rapidamente no Supremo Tribunal Federal (STF), com depoimentos que fortalecem as acusações.

A expectativa é que Gonet peça penas que podem chegar a 30 anos de prisão. A PGR considera o caso um dos mais significativos da história do STF, podendo resultar na prisão de Bolsonaro. A tramitação do processo foi acelerada após a prisão do general Walter Braga Netto, um dos réus centrais da trama golpista. Moraes decidiu que os prazos processuais não serão suspensos durante o recesso do STF, devido à presença de réus presos.

Os advogados de réus envolvidos no caso preveem um parecer severo de Gonet. Eles argumentam que, considerando as penas de 14 a 17 anos aplicadas a outros réus, Bolsonaro deve enfrentar uma sentença ainda mais rigorosa. A denúncia da PGR aponta que ele liderou uma organização criminosa que articulou um plano golpista.

Um dos depoimentos mais impactantes foi do ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, que confirmou discussões sobre um plano para impedir a posse de Lula. Baptista Junior relatou que o ex-comandante do Exército ameaçou Bolsonaro com prisão caso o plano fosse executado. Ele também mencionou que a articulação antidemocrática não teve sucesso devido à falta de apoio unânime das Forças Armadas.

A PGR acredita que, apesar das tentativas de defesa, os depoimentos coletados reforçam a acusação contra Bolsonaro e outros 30 réus, incluindo policiais e ex-ministros. O desdobramento desse caso continua a ser monitorado de perto, com implicações significativas para a política brasileira.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela