27 de mai 2025
Romeu Zema visita El Salvador para aprender sobre combate à violência e segurança pública
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visita El Salvador para estudar políticas de segurança que reduziram a criminalidade no país.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Romeu Zema visita El Salvador para aprender sobre combate à violência e segurança pública
Ouvir a notícia
Romeu Zema visita El Salvador para aprender sobre combate à violência e segurança pública - Romeu Zema visita El Salvador para aprender sobre combate à violência e segurança pública
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, desembarcou nesta terça-feira, 27, em San Salvador, capital de El Salvador, para uma missão focada em segurança pública. O objetivo é estudar as políticas de combate à criminalidade implementadas pelo presidente Nayib Bukele, que resultaram em uma drástica redução dos índices de violência no país.
A viagem de Zema, que se estenderá por três dias, inclui encontros com empresários, comerciantes e moradores de comunidades afetadas por gangues. O governador também se reunirá com membros dos poderes Legislativo e Executivo locais. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Zema afirmou que busca entender a "receita" que levou ao sucesso das políticas de segurança em El Salvador, destacando a importância da atuação do Estado contra organizações criminosas.
El Salvador, que já foi considerado um dos países mais violentos do mundo, viu a taxa de homicídios cair de trinta e seis para 1,9 por cem mil habitantes, um dos menores índices da América Latina. Essa transformação atraiu a atenção de políticos de diversas partes do mundo, incluindo brasileiros, que buscam entender o modelo de segurança adotado por Bukele.
Zema participa da missão ao lado do secretário de Segurança de Minas, Rogério Greco. O governador enfatizou que a lei voltou a valer e que a população recuperou a confiança para sair às ruas. A política de segurança de Bukele, embora eficaz, também levanta questões sobre os impactos na democracia e no sistema prisional, com um alto número de encarcerados no país.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.