06 de mar 2025
Manjericão e orégano: temperos naturais que protegem as artérias, revela estudo brasileiro
Estudo revela que manjericão e orégano reduzem compostos inflamatórios. Pesquisa foi realizada pela UFRRJ, Unicamp e USP, com foco em omeletes. Orégano se destacou na fritadeira a ar por suas propriedades antioxidantes. Temperos naturais melhoram sabor e saúde, segundo nutricionista do Einstein. Cozinhar promove controle de ingredientes e benefícios emocionais na alimentação.
Estudo mostra que manjericão e orégano ajudam a reduzir a formação de compostos que estão por trás de processos inflamatórios capazes de prejudicar as artérias. (Foto: Elena Noviello/GettyImages)
Ouvir a notícia:
Manjericão e orégano: temperos naturais que protegem as artérias, revela estudo brasileiro
Ouvir a notícia
Manjericão e orégano: temperos naturais que protegem as artérias, revela estudo brasileiro - Manjericão e orégano: temperos naturais que protegem as artérias, revela estudo brasileiro
Um estudo brasileiro, publicado em dezembro no International Journal of Gastronomy and Food Science, revela que manjericão e orégano podem reduzir a formação de compostos inflamatórios que prejudicam as artérias. A pesquisa, liderada pela engenheira de alimentos Vanessa Sales de Oliveira da UFRRJ, foi realizada em parceria com a Unicamp e a USP. Os efeitos das ervas foram analisados na preparação de omeletes, um prato comum no Brasil, utilizando frigideira antiaderente e fritadeira a ar.
Durante o aquecimento dos ovos, reações oxidativas alteram a composição das gorduras, formando produtos de oxidação do colesterol (COPs), que, em excesso, podem aumentar o risco cardiovascular e contribuir para a aterosclerose. O estudo constatou que, embora ambas as ervas apresentassem efeitos benéficos, o orégano se destacou na fritadeira a ar, devido a seus compostos antioxidantes, especialmente os ácidos fenólicos.
A nutricionista Gabriela Mieko, do Hospital Israelita Albert Einstein, enfatiza a importância de temperos naturais, que não apenas adicionam sabor, mas também substâncias protetoras. Ela destaca que a experiência de cozinhar envolve aspectos biopsicossociais, tornando a alimentação mais atrativa. O orégano, originário da costa mediterrânea, combina bem com azeite de oliva, enquanto o manjericão, da Índia, é essencial em molhos como o pesto.
Além de manjericão e orégano, outras ervas podem enriquecer a dieta, promovendo variedade e benefícios à saúde. Mieko ressalta que cozinhar permite controle sobre sal, açúcar e gordura, resultando em refeições mais saudáveis. A prática culinária também pode ser terapêutica, melhorando a relação com a comida e proporcionando ganhos emocionais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.