05 de abr 2025
Weekend warriors: atividade física concentrada traz benefícios à saúde iguais aos de exercícios diários
"Weekend warriors" têm benefícios de saúde semelhantes a quem se exercita diariamente. Estudo analisou dados de mais de noventa mil participantes do UK Biobank. Exercícios concentrados em um ou dois dias reduzem riscos de morte por doenças. Weekend warriors apresentaram riscos de morte ainda menores que os ativos diários. Importância de encontrar um padrão de exercícios que se encaixe no estilo de vida.
A pesquisa mostra cada vez mais que é o volume de exercício, e não o padrão, que determina os benefícios à saúde. (Foto: Halfpoint Images/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Weekend warriors: atividade física concentrada traz benefícios à saúde iguais aos de exercícios diários
Ouvir a notícia
Weekend warriors: atividade física concentrada traz benefícios à saúde iguais aos de exercícios diários - Weekend warriors: atividade física concentrada traz benefícios à saúde iguais aos de exercícios diários
Uma nova pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association (JAHA) revela que os "weekend warriors", ou pessoas que concentram suas atividades físicas em um ou dois dias da semana, apresentam benefícios de saúde semelhantes aos que se exercitam regularmente. As diretrizes de atividade física recomendam pelo menos 150 minutos de exercício moderado por semana, e o estudo sugere que o volume de atividade é mais importante que a frequência.
Os pesquisadores analisaram dados de saúde e exercício de mais de noventa e três mil participantes do UK Biobank, com acompanhamento de aproximadamente oito anos. Os resultados mostraram que tanto os weekend warriors quanto os indivíduos que se exercitam regularmente têm riscos de mortalidade significativamente menores em comparação aos sedentários. Os weekend warriors apresentaram uma redução de 32% no risco de morte por todas as causas, além de 31% menos risco de morte por doenças cardiovasculares e 21% por câncer.
Os pesquisadores destacam que, embora ambos os grupos ativos tenham mostrado benefícios, não houve diferença significativa entre eles. O professor de psicologia Brad Donohue, que não participou do estudo, considera as descobertas como "algumas das melhores evidências" para apoiar o padrão de exercícios dos weekend warriors. O estudo também utilizou rastreadores de fitness para obter dados mais precisos sobre a atividade física dos participantes.
Keith Diaz, professor de medicina comportamental, enfatiza que "toda movimentação conta" e que mesmo aqueles que só conseguem se exercitar nos finais de semana podem obter benefícios significativos para a saúde. Ele recomenda que as atividades sejam prazerosas e sustentáveis, como caminhadas, passeios de bicicleta ou jardinagem, para garantir a adesão a um estilo de vida ativo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.