22 de abr 2025
Exercícios excêntricos de cinco minutos diários melhoram saúde e bem-estar de sedentários
Exercícios excêntricos de apenas cinco minutos diários podem transformar a saúde de sedentários, segundo estudo da Universidade Edith Cowan.
Agachamento é um tipo de exercício excêntrico (Foto: Prostock-Studio/GettyImages)
Ouvir a notícia:
Exercícios excêntricos de cinco minutos diários melhoram saúde e bem-estar de sedentários
Ouvir a notícia
Exercícios excêntricos de cinco minutos diários melhoram saúde e bem-estar de sedentários - Exercícios excêntricos de cinco minutos diários melhoram saúde e bem-estar de sedentários
Estudo aponta que 5 minutos de exercício diário melhoram força e saúde mental
Pesquisadores da Universidade Edith Cowan (ECU), na Austrália, revelaram que apenas cinco minutos diários de exercícios excêntricos podem trazer melhorias significativas na força muscular, resistência e saúde mental de pessoas sedentárias. A pesquisa foi publicada na revista European Journal of Applied Physiology no final de março.
Exercícios excêntricos focam no alongamento do músculo, como na descida de um agachamento, enquanto os concêntricos são os de contração. O estudo avaliou os efeitos de um programa de exercícios de baixo impacto, realizados em casa com o peso do corpo, durante quatro semanas.
Os participantes realizaram 10 repetições diárias de agachamento na cadeira, reclinação na cadeira, flexão na parede e queda do calcanhar. O foco era o alongamento lento e controlado dos músculos. “Observamos melhorias significativas na força muscular, flexibilidade, resistência e saúde mental”, afirma o professor Ken Nosaka, da ECU.
A pesquisa demonstra que exercícios excêntricos são eficazes para melhorar o condicionamento físico e são mais acessíveis, pois não exigem equipamentos ou academia. Os resultados indicam que pequenas quantidades de exercícios diários podem gerar benefícios duradouros em indivíduos sedentários.
Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores ressaltam que aumentar gradualmente o volume e a intensidade dos exercícios pode trazer benefícios ainda maiores. “As diretrizes atuais recomendam 150 minutos de exercícios por semana, mas esse número pode ser desanimador”, explica Nosaka.
O professor sugere que iniciar com cinco minutos diários e aumentar progressivamente pode motivar as pessoas a manterem a atividade física e a obterem resultados mais expressivos. Cada repetição conta, mas é preciso ao menos dez repetições de cada exercício para obter algum resultado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.