08 de abr 2025
Mudanças simples na rotina podem prevenir o declínio cognitivo, afirmam especialistas
Mudanças simples no cotidiano podem adiar até 45% dos casos de demência. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde cerebral.
Eiko Ojala/The New York Times
Ouvir a notícia:
Mudanças simples na rotina podem prevenir o declínio cognitivo, afirmam especialistas
Ouvir a notícia
Mudanças simples na rotina podem prevenir o declínio cognitivo, afirmam especialistas - Mudanças simples na rotina podem prevenir o declínio cognitivo, afirmam especialistas
Mudanças simples no estilo de vida podem ter um impacto significativo na saúde cerebral e na prevenção de doenças como a demência. Cientistas afirmam que até quarenta e cinco por cento dos casos de demência podem ser adiados ou prevenidos com ajustes comportamentais. A urgência de adotar hábitos saudáveis desde cedo é enfatizada por especialistas na área.
Eva Feldman, professora de neurologia no Instituto de Neurociências da Universidade de Michigan, destaca que "nunca é cedo ou tarde demais para começar", mas ressalta que o tempo é crucial para fortalecer as defesas do cérebro. Uma vez que o dano cerebral ocorre, geralmente não é possível reverter a situação.
O alerta é reforçado por neurologistas e neurocientistas que compartilham recomendações sobre como pequenas mudanças na rotina diária podem proteger o cérebro. Essas dicas incluem práticas que podem parecer surpreendentes, mas que têm um papel importante na manutenção da saúde cognitiva.
A pesquisa atual reforça a ideia de que a prevenção deve ser uma prioridade, com foco em hábitos que promovam a saúde cerebral. A adoção dessas práticas pode ser decisiva para a qualidade de vida no futuro, especialmente em um cenário onde o envelhecimento da população torna a demência uma preocupação crescente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.