Saúde

Pets podem aumentar a satisfação de vida tanto quanto um casamento ou amizades, diz estudo

Estudo revela que ter um animal de estimação pode aumentar a satisfação com a vida em até £70.000 por ano, comparável a relacionamentos humanos.

Foto de um estúdio de gravação em uma sala de controle. (Foto: Kala Studio/Moment RF/Getty Images)

Foto de um estúdio de gravação em uma sala de controle. (Foto: Kala Studio/Moment RF/Getty Images)

Ouvir a notícia

Pets podem aumentar a satisfação de vida tanto quanto um casamento ou amizades, diz estudo - Pets podem aumentar a satisfação de vida tanto quanto um casamento ou amizades, diz estudo

0:000:00

Uma nova pesquisa revela que ter um animal de estimação pode aumentar a satisfação com a vida em até £70.000 por ano, um valor comparável aos benefícios de ter um cônjuge ou de interagir frequentemente com amigos e familiares. O estudo, publicado na revista Social Indicators Research, sugere que a presença de um animal de companhia pode ter um impacto significativo no bem-estar dos donos.

Os pesquisadores, incluindo a professora de economia Adelina Gschwandtner, utilizaram dados de uma pesquisa com 2.500 lares britânicos. Em vez de apenas observar a correlação entre a posse de animais e a satisfação com a vida, eles buscaram estabelecer uma relação causal. Para isso, aplicaram uma abordagem estatística conhecida como "instrumental variables", que busca variáveis correlacionadas que não influenciam diretamente a satisfação.

Gschwandtner destacou que muitos consideram seus pets como membros da família, o que justifica a comparação com relações humanas. No entanto, a professora Megan Mueller, da Universidade de Tufts, alertou para o risco de "antropomorfizar" os animais, enfatizando que, embora os pets proporcionem apoio emocional, suas relações não são equivalentes às humanas.

Os resultados surpreenderam até os próprios pesquisadores, que agora defendem que políticas públicas poderiam facilitar a posse de animais, como a flexibilização de regras para locatários. A pesquisa abre um novo debate sobre o papel dos animais de estimação na saúde mental e física de seus donos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela