28 de abr 2025
Estresse entre trabalhadores atinge níveis alarmantes, revela relatório da Gallup
Estresse no trabalho atinge 40% globalmente, com a Espanha apresentando 37%. Engajamento em queda e vida pessoal em crise são preocupações.
SEO Galaxy/Unsplash (Foto: SEO Galaxy/Unsplash)
Ouvir a notícia:
Estresse entre trabalhadores atinge níveis alarmantes, revela relatório da Gallup
Ouvir a notícia
Estresse entre trabalhadores atinge níveis alarmantes, revela relatório da Gallup - Estresse entre trabalhadores atinge níveis alarmantes, revela relatório da Gallup
Um relatório global da Gallup, divulgado em 2025, revela que os níveis de estresse entre trabalhadores aumentaram de 31% em 2009 para 40% em 2025. A pesquisa, que entrevistou cerca de mil trabalhadores em 160 países, mostra que o estresse atingiu picos em 2021 e 2022, quando 44% dos entrevistados relataram sentir estresse diariamente. Embora tenha havido uma leve queda em relação a esses anos, os números ainda são alarmantes.
Na Espanha, 37% dos trabalhadores afirmaram ter sentido estresse no dia anterior à pesquisa, um aumento de um ponto percentual em relação ao ano anterior. Apesar disso, houve uma leve redução nos sentimentos de raiva e tristeza, com 21% relatando raiva e 20% tristeza. A percepção sobre a economia local melhorou, com 39% acreditando que é um bom momento para encontrar emprego, embora o país ainda seja um dos mais pessimistas da Europa.
Estresse e Engajamento
O relatório também destaca a falta de engajamento dos trabalhadores como um fator significativo para o estresse. A Gallup aponta que o engajamento tem 3,8 vezes mais influência no estresse do que o ambiente de trabalho. Na Europa, 38% das pessoas relataram estresse, com a maior taxa entre os jovens da geração Z e millennials.
Na América Latina, a situação é ainda mais crítica, com quase 50% dos trabalhadores relatando estresse. Além disso, seis em cada dez afirmam não se sentir engajados com seus empregadores. A pesquisa indica que a carga horária excessiva não resulta em aumento de produtividade, mas sim em maior estresse.
Vida Pessoal e Solidão
Em relação à vida pessoal, 58% dos entrevistados globalmente se consideram "lutando" em vez de "prosperando". Na Europa, os números são ligeiramente melhores, com 47% se vendo prosperando. A solidão também é uma preocupação, com 22% da população global relatando sentir-se sozinha, enquanto na Europa esse número é de 12%.
Esses dados revelam um cenário preocupante sobre a saúde mental dos trabalhadores, destacando a necessidade urgente de ações que promovam o bem-estar no ambiente de trabalho.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.