07 de mai 2025
Fortalecer as mãos melhora desempenho esportivo e contribui para longevidade saudável
Fortalecer a força de preensão das mãos é essencial para a saúde e longevidade. Exercícios como a caminhada do urso e o dead hang são recomendados.
Força de preensão está ligada a uma maior expectativa de vida (Foto: tatomm/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
Fortalecer as mãos melhora desempenho esportivo e contribui para longevidade saudável
Ouvir a notícia
Fortalecer as mãos melhora desempenho esportivo e contribui para longevidade saudável - Fortalecer as mãos melhora desempenho esportivo e contribui para longevidade saudável
A força de preensão das mãos é essencial para a prática de esportes e atividades cotidianas, além de estar associada à longevidade. Especialistas alertam que o uso excessivo de tecnologia tem contribuído para a fraqueza nas mãos.
Recentemente, profissionais da saúde sugeriram exercícios específicos para fortalecer mãos e antebraços. Entre eles, destacam-se a caminhada do urso e o dead hang, que podem ser incorporados à rotina de treinos. A cinesiologista Katy Bowman enfatiza que as mãos são frequentemente negligenciadas nos treinos, apesar de sua importância.
A Dra. Erin Nance, cirurgiã de mão, observa que a fraqueza nas mãos pode ser revertida com exercícios que envolvem não apenas os músculos das mãos, mas também os antebraços, braços, ombros e core. Para avaliar a força da mão, recomenda-se segurar um objeto pesado e verificar a capacidade de sustentá-lo.
Exercícios Recomendados
Os especialistas indicam que os exercícios que fortalecem as mãos enquanto trabalham outros músculos são os mais eficazes. Por exemplo, carregar kettlebells ou halteres de quatro quilos durante alguns passos fortalece a pegada e o core. O diretor de educação das academias EOS Fitness, Pete McCall, sugere o dead hang, que melhora a força de preensão e beneficia os ombros e a parte superior das costas.
A caminhada do urso, que envolve andar de quatro apoios, também é recomendada. O fisioterapeuta Jarlo Ilano sugere quatro séries de dois minutos, com intervalos de descanso. Além disso, modificar exercícios comuns, como substituir o cabo de uma máquina de remo por uma toalha, pode aumentar a força das mãos.
Exercícios Isométricos
Exercícios isométricos, como apertar uma bola de tênis por cinco segundos, são indicados para pessoas com artrite. A terapeuta ocupacional Kristin Valdes recomenda realizar três séries de dez repetições. Outro exercício simples é torcer uma toalha molhada, que trabalha pulsos e antebraços.
Os especialistas afirmam que a maioria das pessoas não precisa de exercícios específicos para as mãos, exceto em casos de lesões ou treinamento para esportes como golfe ou tênis. A prática regular de exercícios para as mãos pode melhorar a força e a funcionalidade, contribuindo para uma vida mais ativa e saudável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.