Saúde

Barras de proteína com colágeno ajudam na perda de peso e reduzem apetite

Barras de proteína com colágeno dobram a perda de peso em estudo, mostrando potencial para controle do apetite e melhora na saúde.

Barras de proteína enriquecidas com colágeno podem auxiliar na perda de peso, diz estudo (Foto: Unsplash/Aleksander Saks)

Barras de proteína enriquecidas com colágeno podem auxiliar na perda de peso, diz estudo (Foto: Unsplash/Aleksander Saks)

Ouvir a notícia

Barras de proteína com colágeno ajudam na perda de peso e reduzem apetite - Barras de proteína com colágeno ajudam na perda de peso e reduzem apetite

0:000:00

No Congresso Europeu sobre Obesidade, realizado entre os dias 11 e 14 de maio, pesquisadores apresentaram um estudo que sugere que barras de proteína com colágeno podem auxiliar na perda de peso. A pesquisa, publicada na revista Nutrients, envolveu um ensaio clínico de doze semanas com sessenta e quatro participantes, com idades entre 20 e 65 anos, que apresentavam sobrepeso e obesidade.

Os voluntários foram orientados a seguir uma dieta mediterrânea e, metade deles, consumiu uma barra de proteína sabor chocolate, enriquecida com dez gramas de colágeno, antes do almoço e do jantar. A pesquisadora Paola Mogna-Peláez, da Universidade de Navarra, destacou que o colágeno pode aumentar de tamanho ao absorver água, criando uma sensação de saciedade e, assim, reduzindo o apetite.

Os resultados mostraram que o grupo que consumiu as barras de colágeno perdeu cerca de três quilos, o dobro do que o grupo controle, que perdeu em média um quilo e meio. Além disso, o grupo que ingeriu colágeno apresentou uma redução de oito milímetros de mercúrio na pressão arterial, enquanto o outro grupo teve um aumento de quatro décimos de milímetro de mercúrio. A circunferência da cintura também diminuiu mais no grupo que consumiu colágeno, com uma perda de dois vírgula oito centímetros.

Efeitos no Metabolismo

Os participantes que consumiram colágeno também mostraram melhorias no Índice de Massa Corporal (IMC) e uma redução mais significativa no índice de gordura no fígado. Ambos os grupos apresentaram aumento da massa muscular, mas o grupo que consumiu colágeno teve um aumento maior de massa magra. A análise dos questionários revelou que o hormônio leptina, relacionado à saciedade, teve uma queda mais acentuada no grupo que consumiu colágeno.

Pesquisas anteriores com animais mostraram que o colágeno pode reduzir a grelina, um hormônio que estimula o apetite. Os participantes não relataram efeitos colaterais e avaliaram as barras de proteína como "muito boas" em sabor, possivelmente devido à cobertura de chocolate amargo.

Os pesquisadores pretendem investigar como o colágeno interage com a microbiota intestinal, o que pode contribuir para a perda de peso e controle do apetite.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela