19 de mai 2025
Mudanças simples na rotina melhoram memória e bem-estar, aponta pesquisa canadense
Mudanças simples na rotina podem melhorar memória e bem estar, segundo estudo da Universidade de Toronto. Experiências novas combatem o tédio.
Aprender a tocar um instrumento, ler um livro, fazer um caminho diferente para chegar ao trabalho e aprender uma língua são atividades que estimulam a memória. (Foto: mast3r/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
Mudanças simples na rotina melhoram memória e bem-estar, aponta pesquisa canadense
Ouvir a notícia
Mudanças simples na rotina melhoram memória e bem-estar, aponta pesquisa canadense - Mudanças simples na rotina melhoram memória e bem-estar, aponta pesquisa canadense
Uma pesquisa da Universidade de Toronto revelou que pequenas mudanças na rotina podem melhorar a memória e o bem-estar, além de reduzir a sensação de tédio. O estudo, publicado no periódico Scientific Reports, analisou como novas experiências impactam a saúde mental, especialmente em idosos.
Os pesquisadores acompanharam um grupo de dezoito idosos saudáveis durante oito semanas. Os participantes foram incentivados a realizar uma atividade diferente a cada dia, como passeios ou aprender um novo instrumento. As experiências foram registradas em um aplicativo, que também coletou dados sobre o estado emocional dos voluntários.
Ao final do estudo, os eventos únicos foram lembrados com mais detalhes, e a inclusão dessas experiências na rotina foi associada a um aumento do bem-estar e a uma diminuição do tédio. A médica Sley Tanigawa Guimarães, coordenadora da pós-graduação em Medicina do Estilo de Vida do Hospital Israelita Albert Einstein, destacou que a monotonia pode gerar estados emocionais negativos, aumentando a ansiedade e a depressão.
Desafios diários são essenciais para manter o cérebro engajado. Guimarães explica que a falta de desafios pode levar ao tédio, o que não é benéfico para a saúde mental. Atividades que proporcionam prazer instantâneo, como o uso excessivo de redes sociais, podem criar uma falsa sensação de satisfação, mas não estimulam a memória.
Para estimular o cérebro e criar boas lembranças, não é necessário realizar atividades extraordinárias. Ler um livro, praticar um esporte ou socializar são exemplos de ações que podem trazer benefícios significativos. Essas pequenas quebras na rotina não apenas melhoram o humor, mas também podem ajudar a prevenir o declínio mental, especialmente em idosos, que são mais vulneráveis ao isolamento e à falta de atividades.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.