03 de jul 2025

Ir ao banheiro frequentemente pode prejudicar sua saúde, alerta especialista
Urinar por precaução pode prejudicar a comunicação entre bexiga e cérebro, aumentando o risco de bexiga hiperativa.

Urologistas chamam essa prática de micção por conveniência ou micção proativa, e pessoas de todas as idades a praticam, muitas vezes antes de sair de casa ou de dormir (Foto: Freepik).
Ouvir a notícia:
Ir ao banheiro frequentemente pode prejudicar sua saúde, alerta especialista
Ouvir a notícia
Ir ao banheiro frequentemente pode prejudicar sua saúde, alerta especialista - Ir ao banheiro frequentemente pode prejudicar sua saúde, alerta especialista
Quando crianças, muitos de nós aprendemos a urinar antes de sair de casa ou sempre que um banheiro estava por perto. Essa prática, conhecida como micção por conveniência, é comum e visa evitar acidentes, especialmente entre os pequenos. No entanto, especialistas alertam que urinar "por precaução" pode prejudicar a comunicação entre a bexiga e o cérebro, aumentando o risco de problemas como a bexiga hiperativa.
A professora de urologia Ariana Smith, da Escola de Medicina Perelman, explica que fazer isso ocasionalmente não traz grandes danos, mas a repetição desse hábito pode interferir no funcionamento natural da bexiga. Quando os rins filtram o sangue, produzem urina que é armazenada na bexiga. Normalmente, sentimos vontade de urinar quando a bexiga contém entre 150 e 250 mililitros. Ao urinar antes de atingir esse limite, a bexiga envia sinais ao cérebro prematuramente.
Consequências da Micção Proativa
Essa interferência pode reduzir a capacidade da bexiga ao longo do tempo, resultando em desconforto em situações em que o banheiro não está disponível. A psicóloga comportamental Kathryn Burgio alerta que urinar antes da necessidade pode levar ao esforço excessivo, colocando pressão sobre os músculos do assoalho pélvico e potencialmente enfraquecendo-os.
Além disso, essa prática pode contribuir para o desenvolvimento da bexiga hiperativa, caracterizada por uma vontade frequente e urgente de urinar. A epidemiologista Siobhan Sutcliffe ressalta que o cérebro tem mais controle sobre a bexiga do que se imagina. Para aqueles que desejam reduzir as idas ao banheiro por precaução, técnicas como respiração profunda e distrações podem ser úteis.
Estratégias de Reeducação
Pesquisas indicam que práticas de atenção plena podem ajudar a reeducar a bexiga, fazendo com que ela envie sinais apenas quando há uma quantidade maior de urina acumulada. Para pessoas que já enfrentam condições como bexiga hiperativa, especialistas recomendam esperar, respirar fundo e contrair os músculos do assoalho pélvico repetidamente para acalmar a bexiga.
O objetivo é quebrar o ciclo vicioso entre cérebro e bexiga. Smith acredita que, na maioria dos casos, os efeitos de urinar "por precaução" podem ser revertidos, pois bexigas saudáveis são resilientes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.