15 de mai 2025
Azeite de oliva: como escolher o melhor para sua cozinha e aproveitar ao máximo
Azeite de oliva: descubra como escolher o melhor para suas receitas e saiba sobre a expectativa de queda nos preços.
Entenda quais são as diferenças entre os tipos de azeite (Foto: Iakov Filimonov/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
Azeite de oliva: como escolher o melhor para sua cozinha e aproveitar ao máximo
Ouvir a notícia
Azeite de oliva: como escolher o melhor para sua cozinha e aproveitar ao máximo - Azeite de oliva: como escolher o melhor para sua cozinha e aproveitar ao máximo
O aumento dos preços do azeite tem levado consumidores a buscar informações sobre as diferentes qualidades do produto. Ricardo Castanho, especialista em azeite e instrutor na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), destaca a importância de escolher azeites de qualidade, especialmente os extravirgens, e sugere combinações para pratos de Páscoa.
Castanho explica que existem várias classes de azeite. Os azeites extravirgens são os de melhor qualidade, com acidez de até 0,8%. Em seguida, estão os azeites virgens, com acidez de até 2%, e os azeites lampantes, que são impróprios para consumo. O especialista ressalta que os azeites devem ser produzidos apenas a partir da azeitona, sem adição de outros óleos.
A qualidade do azeite é influenciada por fatores como a acidez e a data de envase. Castanho recomenda que se busquem azeites com até um ano de envase para garantir frescor. Para quem não pode investir em azeites caros, ele sugere ter um azeite extravirgem para finalizações de pratos.
Com a Páscoa se aproximando, Castanho sugere azeites mais suaves para peixes e frutos do mar e azeites com aromas mais intensos para pratos de sabores fortes. Ele também menciona a possibilidade de usar azeite em doces, criando um contraste interessante com sobremesas.
O especialista observa que a produção de azeite no Brasil tem crescido, mas os preços ainda são elevados. Problemas climáticos na Espanha, que responde por cerca de 40% da produção mundial, impactaram os preços globalmente. Contudo, a última safra europeia apresentou resultados melhores, o que pode levar a uma redução nos preços nos próximos meses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.