22 de mar 2025
Suplementos não aumentam a imunidade, afirma especialista em medicina funcional
Suplementos como zinco e óleo de fígado de bacalhau não aumentam a imunidade, afirma especialista. Foco deve ser na rejuvenescimento celular.
Imagem da linha de produção de uma planta da cooperativa agrícola francesa na indústria de laticínios 'Les Maitres laitiers du Cotentin', que fabrica produtos lácteos destinados ao mercado da China. (Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Suplementos não aumentam a imunidade, afirma especialista em medicina funcional
Ouvir a notícia
Suplementos não aumentam a imunidade, afirma especialista em medicina funcional - Suplementos não aumentam a imunidade, afirma especialista em medicina funcional
Jeffrey Bland, conhecido como o "pai da medicina funcional", afirma que vitaminas e suplementos, como zinco e óleo de fígado de bacalhau, não têm a capacidade de aumentar o sistema imunológico. Segundo ele, embora muitas pessoas acreditem que a ingestão de vitaminas possa impulsionar a imunidade, esses nutrientes apenas ajudam a preencher lacunas em indivíduos que precisam deles para atender às exigências diárias de funcionamento adequado do sistema imunológico. Bland destaca que a vacinação é o que realmente provoca um efeito fisiológico que melhora a função imunológica.
Em vez de focar em "aumentar a imunidade", Bland sugere que as pessoas devem se concentrar na rejuvenescência do sistema imunológico. Ele explica que as células do sistema imunológico são substituídas a cada quatro meses e questiona se as novas células devem ser melhores ou piores do que as atuais. Essa abordagem enfatiza a importância de manter a qualidade das células que compõem o sistema imunológico.
Bland, que também é presidente e CEO do Instituto de Medicina Personalizada, recomenda algumas práticas diárias que podem ajudar a rejuvenescer o sistema imunológico. Ele acredita que a aplicação consistente dessas dicas pode levar a diferenças significativas na capacidade imunológica de uma pessoa. Embora seja essencial consultar um médico sobre necessidades de saúde específicas, as orientações de Bland visam promover um sistema imunológico saudável.
Além disso, o especialista ressalta que a ideia de "aumentar" a imunidade por meio de suplementos é um equívoco comum. A ênfase deve estar em garantir que o corpo receba os nutrientes necessários para funcionar adequadamente, em vez de buscar um aumento artificial da imunidade. Essa perspectiva pode ajudar a desmistificar crenças populares sobre a eficácia de vitaminas e suplementos na saúde imunológica.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.