08 de mai 2025
Exercício físico pode ser remédio, mas mitos podem causar lesões e danos à saúde
Mitos sobre exercícios físicos são desmascarados: alongamento pré treino não previne lesões e pesos leves são tão eficazes quanto os pesados.
Alongar antes de dar início ao treino não é uma boa ideia, segundo especialistas, já que isso reduz a força temporariamente. (Foto: Jacob Lund/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
Exercício físico pode ser remédio, mas mitos podem causar lesões e danos à saúde
Ouvir a notícia
Exercício físico pode ser remédio, mas mitos podem causar lesões e danos à saúde - Exercício físico pode ser remédio, mas mitos podem causar lesões e danos à saúde
O exercício físico é amplamente reconhecido como benéfico para a saúde, mas muitos mitos ainda persistem sobre suas práticas. Pesquisas recentes desmentem a ideia de que o alongamento pré-exercício previne lesões e revelam que pesos leves podem ser tão eficazes quanto pesos pesados.
Estudos mostram que o alongamento antes do exercício pode ser prejudicial. Alongar um músculo por mais de noventa segundos diminui temporariamente sua força, segundo Josh Goldman, diretor associado do Center for Sports Medicine da UCLA Health. Para uma preparação mais eficaz, recomenda-se um aquecimento dinâmico, que ativa a circulação sanguínea e prepara os músculos.
Além disso, a crença de que levantar pesos pesados é essencial para o desenvolvimento muscular foi contestada. Pesquisas indicam que levantar pesos leves em séries de trinta repetições é tão eficaz quanto pesos mais pesados em séries de cinco a doze repetições. A escolha entre pesos deve ser uma questão de preferência pessoal, conforme afirma Brad Schoenfeld, professor de ciência do exercício.
Outro mito desmascarado é que correr aumenta o risco de osteoartrite. Na verdade, a corrida pode proteger os joelhos contra essa condição. A inatividade, ao contrário, aumenta o risco de desenvolver osteoartrite. Jordan Metzl, médico de medicina esportiva, alerta que correr de forma excessiva pode causar lesões, recomendando um aumento gradual na intensidade.
Recuperação e Mitos
A prática de mergulhar em gelo após o treino também é questionada. Embora a imersão em água fria possa reduzir a inflamação, isso pode retardar o processo de recuperação. Goldman sugere que o gelo deve ser aplicado apenas em lesões específicas e não como uma rotina após cada treino.
Por fim, a ideia de que é necessário caminhar dez mil passos por dia para manter a saúde foi desmentida. Estudos recentes indicam que cerca de sete mil passos já são suficientes para obter benefícios significativos à saúde. Portanto, a quantidade ideal de passos pode ser menor do que se pensava, com apenas quatro mil passos diários reduzindo o risco de morte por qualquer causa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.