20 de mai 2025
Governo federal apresenta plano para regulamentar acesso a tratamentos com Cannabis medicinal
Governo Federal avança na regulamentação da Cannabis medicinal, com previsão de conclusão até setembro de 2025, após decisão do STJ.
Congresso de Cannabis Medicinal realizado no Expo Center Norte, em São Paulo (Foto: Danilo Verpa/23.Mai.24/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Governo federal apresenta plano para regulamentar acesso a tratamentos com Cannabis medicinal
Ouvir a notícia
Governo federal apresenta plano para regulamentar acesso a tratamentos com Cannabis medicinal - Governo federal apresenta plano para regulamentar acesso a tratamentos com Cannabis medicinal
Na última segunda-feira, dia dezenove de maio, o Governo Federal protocolou um plano de ação para regular o acesso a tratamentos com produtos à base de Cannabis medicinal. A proposta, elaborada pela Advocacia-Geral da União (AGU), visa normatizar todas as etapas do processo, desde a produção até o tratamento dos pacientes. A regulamentação deve ser finalizada até setembro de dois mil e vinte e cinco, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A AGU informou que o plano envolve a participação de diversas instituições, incluindo o Ministério da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desde dois mil e quinze, a Anvisa já autoriza a importação de produtos à base de Cannabis com prescrição médica, e a regulamentação para a comercialização da matéria-prima importada ocorreu em dois mil e dezenove.
Em dois mil e vinte e dois, o Ministério da Saúde atendeu cerca de oitocentas e vinte decisões judiciais para fornecer produtos à base de Cannabis a pacientes que necessitam de tratamento. Atualmente, mais de seiscentas e setenta mil pessoas utilizam medicamentos derivados da planta para tratar condições como esclerose múltipla, epilepsia e dor crônica. Estudos indicam que a Cannabis medicinal é eficaz em casos de epilepsia e dor crônica, enquanto outras condições, como transtorno do espectro autista e síndrome de Tourette, ainda estão em fase de pesquisa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.