18 de jan 2025
Bebidas açucaradas são responsáveis por milhões de casos de doenças cardíacas e diabetes tipo 2
Estudo da Universidade Tufts revela que bebidas açucaradas causam 1,2 milhão de doenças cardíacas anualmente. Globalmente, 2,2 milhões de novos casos de diabetes tipo 2 são atribuídos a essas bebidas. Países em desenvolvimento, como México e Colômbia, enfrentam consequências severas. Cerca de 28% dos novos casos de diabetes na África do Sul são relacionados a bebidas açucaradas. Urgência em intervenções para reduzir o consumo é destacada por especialistas em saúde.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Bebidas açucaradas são responsáveis por milhões de casos de doenças cardíacas e diabetes tipo 2
Ouvir a notícia
Bebidas açucaradas são responsáveis por milhões de casos de doenças cardíacas e diabetes tipo 2 - Bebidas açucaradas são responsáveis por milhões de casos de doenças cardíacas e diabetes tipo 2
Bebidas açucaradas, como refrigerantes e energéticos, são formuladas para serem hiperpalatáveis, contendo altas quantidades de açúcar que ativam os centros de prazer no cérebro. No entanto, esse prazer inicial esconde riscos significativos à saúde, pois essas bebidas oferecem pouco valor nutricional e estão associadas a problemas como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Um estudo da Universidade Tufts revela que cerca de 1,2 milhão de novos casos de doenças cardiovasculares e 2,2 milhões de casos de diabetes tipo 2 surgem anualmente em todo o mundo devido ao consumo dessas bebidas.
Embora o consumo de bebidas açucaradas tenha diminuído em algumas nações desenvolvidas, elas continuam a ser uma ameaça significativa à saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento. O cardiologista Dariush Mozaffarian destaca que esses países estão consumindo mais produtos nocivos e têm menos recursos para enfrentar as consequências a longo prazo. O problema é alarmante em locais como o México, onde quase um terço dos novos casos de diabetes está ligado a essas bebidas, e na Colômbia, onde esse número chega a quase metade.
Os pesquisadores definem bebidas açucaradas (SSBs) como aquelas com açúcares adicionados e pelo menos 50 calorias por porção de 226 gramas, incluindo refrigerantes, bebidas energéticas e sucos de frutas. O estudo, que analisou dados de 2,9 milhões de pessoas em 118 países, concluiu que as SSBs são responsáveis por 80.000 mortes anuais por diabetes tipo 2 e 258.000 mortes por doenças cardiovasculares. A cientista nutricional Laura Lara-Castor enfatiza a necessidade de intervenções urgentes para reduzir o consumo global dessas bebidas.
Apesar do aumento da conscientização sobre os riscos associados, os pesquisadores afirmam que a resposta ainda é lenta, especialmente em regiões da América Latina e da África, onde o consumo é elevado e as consequências para a saúde são graves. O estudo foi publicado na Nature Medicine, ressaltando a urgência de ações efetivas para mitigar os impactos das bebidas açucaradas na saúde global.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.