16 de jan 2025
Alimentos ultraprocessados: os mais prejudiciais à saúde revelados em estudo recente
O Nupens/USP foi pioneiro em pesquisas sobre processamento de alimentos nos anos 2000. A classificação Nova, proposta por Carlos Monteiro, avalia o nível de processamento. Estudo de 2024 revela que ultraprocessados aumentam risco de morte e doenças. Carnes processadas e bebidas açucaradas estão ligadas a diabetes e doenças neurodegenerativas. Pesquisa na Nature Medicine indica que bebidas açucaradas causam diabetes tipo 2.
ULTRAPROCESSADOS - Impacto na saúde: carnes, laticínios e bebidas açucaradas (Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Alimentos ultraprocessados: os mais prejudiciais à saúde revelados em estudo recente
Ouvir a notícia
Alimentos ultraprocessados: os mais prejudiciais à saúde revelados em estudo recente - Alimentos ultraprocessados: os mais prejudiciais à saúde revelados em estudo recente
O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) foi pioneiro nos anos 2000 ao investigar os efeitos do processamento de alimentos na saúde. Desde então, a pesquisa sobre os impactos negativos dos ultraprocessados se expandiu, com estudos demonstrando a crescente presença desses alimentos na dieta. Um marco foi a publicação de Carlos Monteiro em 2009, que introduziu a classificação Nova, agora incorporada no Guia Alimentar para a População Brasileira.
A classificação Nova, que categoriza os alimentos pelo nível de processamento, revelou que 20% das calorias consumidas pelos brasileiros provêm de ultraprocessados. Um estudo publicado na BMJ indicou que o consumo desses alimentos dobrou entre 1980 e 2020, evidenciando sua prevalência na alimentação. As pesquisas têm se concentrado nos efeitos adversos desses produtos, especialmente em relação à mortalidade.
O maior estudo sobre ultraprocessados, publicado em 2024, identificou que carnes processadas, bebidas açucaradas e sobremesas lácteas estão associadas a um aumento do risco de morte. As carnes processadas foram ligadas a uma maior mortalidade respiratória, enquanto as sobremesas lácteas estão relacionadas a doenças neurodegenerativas e as bebidas açucaradas a diabetes.
Além disso, um artigo da Nature Medicine revelou que as bebidas açucaradas são responsáveis por um em cada dez casos de diabetes tipo 2 e um em cada trinta casos de doenças cardiovasculares. A classificação Nova, que divide os alimentos em quatro categorias conforme o processamento, continua a ser uma ferramenta crucial para entender os riscos associados à alimentação moderna.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.