Saúde

Ministério da Saúde intensifica ações de prevenção da febre amarela em Ribeirão Preto

A Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB) intensifica ações em Ribeirão Preto. Investigações e treinamentos ocorrerão entre 14 e 24 de janeiro de 2024. Profissionais de saúde receberão capacitação sobre febre amarela e vigilância. A diretora Alda Maria da Cruz destaca a importância da preparação local. Objetivo é fortalecer a prevenção e resposta rápida a casos suspeitos da doença.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Ministério da Saúde intensifica ações de prevenção da febre amarela em Ribeirão Preto - Ministério da Saúde intensifica ações de prevenção da febre amarela em Ribeirão Preto

0:000:00

Entre os dias 14 e 24 de janeiro, a Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) está atuando em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo para investigar casos suspeitos e confirmados de febre amarela em Ribeirão Preto. As ações incluem a qualificação e sensibilização de profissionais de saúde da cidade e de municípios vizinhos, focando em estratégias de vigilância e prevenção da doença.

Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis (DEDT), destacou a importância da integração entre as equipes. Segundo ela, "nosso compromisso é garantir que as autoridades locais e os profissionais de saúde estejam preparados para identificar e responder rapidamente aos casos suspeitos de febre amarela". O trabalho conjunto visa fortalecer o sistema de saúde e otimizar as práticas de vigilância.

Durante o período de dez dias, serão realizados treinamentos técnicos para os profissionais, abordando a identificação precoce do vírus em primatas não-humanos, manejo das notificações e coleta de amostras laboratoriais. Também serão discutidas medidas preventivas, como a definição de áreas de risco e as ações a serem implementadas.

O principal objetivo da iniciativa é fortalecer as ações de prevenção e melhorar a detecção precoce da febre amarela, permitindo uma resposta rápida diante da possível circulação do vírus. Com isso, espera-se minimizar os impactos à saúde da população local e evitar a propagação da doença para outras regiões.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela