22 de jan 2025
Homem desenvolve doença rara após inalar limpador de computador por anos
Em 2010, um homem da Nova Inglaterra apresentou sintomas raros, como aumento das mãos. O diagnóstico de fluorose esquelética foi confirmado após exames de sangue e urina. A intoxicação por flúor foi ligada ao uso recreativo de limpador de computador. Após parar de usar o produto, o paciente melhorou significativamente em seis meses. O caso destaca a importância do reconhecimento de causas não convencionais de doenças.
Raio X e foto do aspecto externo da mão do paciente com fluorose esquelética, cujos ossos expandiram pela alteração na massa (Foto: Joseph R Tucci et al.)
Ouvir a notícia:
Homem desenvolve doença rara após inalar limpador de computador por anos
Ouvir a notícia
Homem desenvolve doença rara após inalar limpador de computador por anos - Homem desenvolve doença rara após inalar limpador de computador por anos
Em 2010, um homem de 28 anos na região de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, apresentou um quadro clínico intrigante, com aumento das mãos, marcha anormal e dor no quadril. O caso foi monitorado até 2015, resultando em um artigo publicado no Journal of Bone and Mineral Research em julho de 2016. Os médicos notaram alterações nas massas ósseas dos membros e níveis elevados de flúor no sangue e urina, levando ao diagnóstico de fluorose esquelética, uma condição crônica causada pela exposição prolongada a altos níveis de flúor.
A fluorose esquelética pode resultar em complicações sérias, como osteosclerose, osteomalacia e osteoporose, podendo até evoluir para exostose. Embora o flúor em níveis seguros previna cáries dentárias, a ingestão excessiva pode ser tóxica, lixiviando o cálcio dos ossos. No caso do paciente, os níveis de flúor na água eram considerados aceitáveis, levando os médicos a investigar outras fontes de exposição.
Após revisarem literatura médica, descobriram que o homem inalada regularmente um limpador de computador, que contém difluoroetano, um composto que se metaboliza em fluoreto. Após interromper o uso do aerossol, sua condição melhorou significativamente em seis meses, permitindo que ele voltasse a andar quase normalmente. Embora não haja mais registros após 2015, os pesquisadores concluíram que a cessação da exposição ao flúor é crucial para aliviar os sintomas da fluorose esquelética.
Os autores do estudo ressaltaram a importância de reconhecer que a intoxicação por flúor pode ocorrer através do uso recreativo de produtos de limpeza. Essa descoberta pode ajudar profissionais de saúde a identificar casos semelhantes, contribuindo para um melhor entendimento e tratamento da condição.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.