19 de fev 2025
Ministério da Saúde participa de conferência em Marrocos para discutir segurança no trânsito
O Ministério da Saúde participa da 4ª Conferência Ministerial em Marrakesh. Letícia Cardoso destacou a troca de experiências entre países como essencial. O evento busca reduzir mortes no trânsito pela metade até 2030. A conferência reúne 1,5 mil delegados de diversos setores e países. Ações integradas entre saúde, educação e transporte são fundamentais.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Ministério da Saúde participa de conferência em Marrocos para discutir segurança no trânsito
Ouvir a notícia
Ministério da Saúde participa de conferência em Marrocos para discutir segurança no trânsito - Ministério da Saúde participa de conferência em Marrocos para discutir segurança no trânsito
O Ministério da Saúde do Brasil, através do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Daent), participa da 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, que ocorre de 18 a 20 de março de 2024 em Marrakesh, Marrocos. O evento, promovido pelo governo marroquino com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), visa reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030, conforme a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Cerca de 1,5 mil delegados estão presentes, incluindo ministros, representantes de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), sociedade civil, acadêmicos e setor privado. O objetivo é compartilhar estratégias para melhorar a segurança no trânsito e revitalizar compromissos globais, avançando no Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030.
No primeiro dia, Letícia Cardoso, diretora do Daent, destacou a importância da troca de experiências entre países para implementar ações de segurança no trânsito. Ela afirmou que "a segurança no trânsito é uma questão de saúde pública urgente e prevenível", ressaltando o compromisso do Brasil em integrar essas políticas na Agenda 2030, visando proteger a saúde da população contra acidentes.
Cardoso também participou de discussões sobre o fortalecimento do atendimento às vítimas de acidentes, apresentando as iniciativas do Brasil na expansão dos serviços de urgência e emergência. Ela enfatizou a necessidade de uma abordagem integrada entre saúde, educação e transporte para reduzir mortes e lesões no trânsito, especialmente para as vítimas que necessitam de reabilitação. A conferência também aborda temas como mobilidade, governança da segurança no trânsito e inovações tecnológicas para a gestão da segurança.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.