Saúde

Chuvas intensas inundam Beni, na Bolívia, e afetam gado e plantações locais

Chuvas intensas na Bolívia submergem Beni, ameaçando gado e colheitas, e resultam em 55 mortes e 590 mil famílias afetadas.

Enchentes na Bolívia elevam o nível de rio da Amazônia que corta o país e faz vacas nadarem (Foto: Reuters)

Enchentes na Bolívia elevam o nível de rio da Amazônia que corta o país e faz vacas nadarem (Foto: Reuters)

Ouvir a notícia

Chuvas intensas inundam Beni, na Bolívia, e afetam gado e plantações locais - Chuvas intensas inundam Beni, na Bolívia, e afetam gado e plantações locais

0:000:00

Na região rural de Beni, na Bolívia, chuvas intensas submergiram pastos e plantações, colocando em risco duzentas mil cabeças de gado e afetando 590 mil famílias. O fenômeno, considerado incomum e severo para a época do ano, resultou em pelo menos 55 mortes. O pecuarista Gunther Amatller relatou à Reuters que a água continua a subir, dificultando a previsão da situação.

As enchentes, que atingiram áreas como Puerto Almacén e Puerto Ballivián, forçaram muitas famílias a abandonar suas casas e buscar abrigo em locais improvisados. Mayra Peralta, uma das afetadas, expressou sua angústia ao afirmar: "Todos os dias, a água sobe." A situação se agrava com a presença de cobras e onças nas áreas alagadas, conforme relatou Teresa Vargas, proprietária de uma fazenda.

Os efeitos das chuvas também impactaram a agricultura local. Jesús Martínez mostrou como suas plantações de arroz, banana e mandioca foram submersas, enquanto sua esposa cozinha em uma plataforma de madeira cercada pela água. "Está tudo debaixo d'água," lamentou ele, evidenciando a gravidade da situação.

Especialistas apontam que as mudanças climáticas têm alterado os padrões de chuva, tornando-as mais intensas e atrasando seu início. O Rio Mamoré, que atravessa a Bolívia e o Brasil, transbordou, causando destruição em seu caminho e exacerbando a crise humanitária na região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela