Saúde

Queda de neve no Hindu Kush-Himalaia atinge menor nível em 23 anos e ameaça água de bilhões

Cadeia do Hindu Kush Himalaia enfrenta a menor queda de neve em 23 anos, colocando em risco a água de dois bilhões de pessoas na Ásia.

Geleira no Himalaia (Foto: Alex Treadway/ICIMOD/Divulgação)

Geleira no Himalaia (Foto: Alex Treadway/ICIMOD/Divulgação)

Ouvir a notícia

Queda de neve no Hindu Kush-Himalaia atinge menor nível em 23 anos e ameaça água de bilhões - Queda de neve no Hindu Kush-Himalaia atinge menor nível em 23 anos e ameaça água de bilhões

0:000:00

A queda de neve na cadeia montanhosa Hindu Kush-Himalaia atingiu o menor nível em 23 anos, segundo um relatório do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas (ICIMOD). A redução de 23,6% na persistência da neve compromete a segurança hídrica de cerca de dois bilhões de pessoas na Ásia, que dependem do derretimento da neve para abastecimento de água.

Pesquisadores destacaram que a tendência de declínio na neve sazonal persiste há três anos. O relatório, divulgado na última semana, alerta para o aumento do risco de secas e menores fluxos nos rios. Sher Muhammad, autor principal do estudo, mencionou que a neve começou a cair mais tarde, em janeiro, e permaneceu abaixo do normal durante o inverno.

Impactos e Riscos

Vários países da região já enfrentam alertas de seca, o que pode afetar as colheitas e o acesso à água. As populações locais lidam com ondas de calor mais intensas e frequentes. O ICIMOD, que inclui países como Afeganistão, Índia e Nepal, recomenda uma gestão mais eficiente da água e um fortalecimento da preparação para secas.

O relatório também revelou que as bacias dos rios Mekong e Salween, que abastecem a China e Mianmar, perderam cerca de metade de sua cobertura de neve. Pema Gyamtsho, diretor-geral do ICIMOD, pediu mudanças nas políticas para enfrentar a baixa cobertura de neve a longo prazo, afirmando que as emissões de carbono já colocaram a região em um curso irreversível de anomalias de neve.

Desafios Climáticos

A Ásia é a região mais afetada por desastres climáticos, conforme a Organização Meteorológica Mundial da ONU. Nos últimos seis anos, cinco deles registraram o recuo de geleiras mais rápido já observado. O ICIMOD enfatiza a necessidade de cooperação regional para mitigar os impactos da crise hídrica e climática na região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela