13 de abr 2025
April Hubbard planeja sua morte assistida em palco de teatro no Canadá
Artista canadense de 39 anos, April Hubbard, planeja morte assistida em teatro, destacando a ampliação das leis sobre o tema no país.
"Não é assim que eu quero viver por mais 10, 20 ou 30 anos", diz April Hubbard (Foto: BBC)
Ouvir a notícia:
April Hubbard planeja sua morte assistida em palco de teatro no Canadá
Ouvir a notícia
April Hubbard planeja sua morte assistida em palco de teatro no Canadá - April Hubbard planeja sua morte assistida em palco de teatro no Canadá
April Hubbard, uma artista de 39 anos, planeja morrer assistida em um teatro em Halifax, Nova Escócia, apesar de não ter uma doença terminal. Ela foi aprovada para a Assistência Médica para Morrer (Maid) em março de 2023, destacando a ampliação das leis canadenses que agora incluem transtornos mentais.
Hubbard, que convive com dores crônicas devido à espinha bífida e tumores na coluna, afirma que sua qualidade de vida é insatisfatória. "Meu sofrimento e minha dor estão aumentando," disse ela. A artista pretende realizar o procedimento cercada por amigos e familiares, em um momento que descreve como "comemorativo".
Desde a introdução da Maid em 2016, o Canadá se tornou um dos países com as leis mais liberais sobre morte assistida. Em 2023, foram registradas 15.343 mortes por meio desse sistema, representando cerca de uma em cada 20 mortes no país. A média de idade dos solicitantes é de 77 anos, e a maioria das aprovações ocorre em casos de sofrimento intolerável.
Críticos da Maid alertam que a legislação pode ser vista como uma alternativa a cuidados adequados. Andrew Gurza, consultor sobre deficiências, expressou preocupação com a facilidade de acesso à morte assistida em comparação ao suporte para viver. "É mais fácil no Canadá obter assistência médica para morrer do que obter apoio do governo para viver," afirmou.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.