14 de abr 2025
Excesso de sonolência pode indicar sérios problemas de saúde, alerta a Academia Americana de Medicina do Sono
Sonolência diurna excessiva é um alerta para riscos à saúde e segurança. Estudo da American Academy of Sleep Medicine pede atenção urgente.
Basak Gurbuz Derma/Moment RF/Getty Images (Foto: Basak Gurbuz Derma/Moment RF/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Excesso de sonolência pode indicar sérios problemas de saúde, alerta a Academia Americana de Medicina do Sono
Ouvir a notícia
Excesso de sonolência pode indicar sérios problemas de saúde, alerta a Academia Americana de Medicina do Sono - Excesso de sonolência pode indicar sérios problemas de saúde, alerta a Academia Americana de Medicina do Sono
A American Academy of Sleep Medicine (AASM) divulgou um novo documento que alerta sobre os riscos da sonolência diurna excessiva, associando-a a acidentes e erros no trabalho. O presidente da AASM, Eric Olson, destaca que a falta de sono pode levar a consequências graves para a saúde e segurança, como acidentes de trânsito e problemas de saúde a longo prazo.
Estudos indicam que um terço dos adultos nos Estados Unidos relata sentir sonolência excessiva. A privação de sono, definida como menos de sete horas de descanso de qualidade, está ligada ao aumento de doenças como diabetes, depressão e hipertensão. Especialistas recomendam que os indivíduos que enfrentam essa condição busquem orientação médica.
A sonolência pode ser um sinal de distúrbios do sono, como apneia e insônia. A especialista em medicina do sono, Indira Gurubhagavatula, alerta que a percepção de cansaço pode estar distorcida em pessoas com privação crônica de sono, levando a um falso senso de segurança. Isso pode resultar em microsleeps, que são breves lapsos de sono que ocorrem sem que a pessoa perceba.
Para avaliar a sonolência, a AASM recomenda o uso da Escala de Sonolência de Epworth, que permite medir a probabilidade de adormecer em diferentes situações. A especialista também enfatiza que hábitos como consumo excessivo de cafeína e álcool podem agravar a qualidade do sono, e que mudanças no estilo de vida são essenciais para melhorar a saúde do sono.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.