25 de abr 2025
Agrotóxicos contaminam água da chuva em cidades de São Paulo, alerta estudo da Unicamp
Estudo da Unicamp revela agrotóxicos na água da chuva em São Paulo, alertando para riscos à saúde e ao meio ambiente. Medidas urgentes são necessárias.
Foto de um campo de flores silvestres na primavera. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Agrotóxicos contaminam água da chuva em cidades de São Paulo, alerta estudo da Unicamp
Ouvir a notícia
Agrotóxicos contaminam água da chuva em cidades de São Paulo, alerta estudo da Unicamp - Agrotóxicos contaminam água da chuva em cidades de São Paulo, alerta estudo da Unicamp
Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou a presença preocupante de agrotóxicos na água da chuva em cidades de São Paulo. A pesquisa foi realizada em São Paulo, Campinas e Brotas, onde foram coletadas amostras de água pluvial. Os resultados mostraram que, em todas as localidades, foram detectados resíduos de agrotóxicos, com níveis variando conforme a proximidade de áreas agrícolas.
A dispersão dos agrotóxicos é alarmante, atingindo até regiões urbanas, como a capital paulista. Após a aplicação nas lavouras, os produtos químicos se acumulam no solo e partículas contaminadas são levadas pelo vento para a atmosfera. Durante as chuvas, essas partículas são arrastadas, resultando na contaminação de áreas distantes do local de aplicação.
Entre os quinze agrotóxicos analisados, a atrazina foi o mais frequentemente encontrado. Muitos desses produtos são proibidos na União Europeia devido ao seu potencial de causar doenças graves, incluindo câncer. A presença desses contaminantes na água da chuva representa um risco à saúde pública e à vida selvagem, além de comprometer o abastecimento de água.
O tratamento convencional da água não é eficaz na remoção desses agrotóxicos, o que pode levar a uma exposição prolongada da população. Além disso, muitos desses produtos têm efeitos cumulativos, acumulando-se no organismo ao longo do tempo. O uso crescente de drones na pulverização agrícola, embora regulamentado, aumenta o risco de dispersão dos agrotóxicos.
Este estudo destaca a necessidade urgente de reavaliar as práticas agrícolas e implementar medidas rigorosas de controle no uso de agrotóxicos, visando proteger a saúde da população e o meio ambiente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.