Saúde

Anvisa analisa creatinas e apenas um produto atende a todos os critérios de qualidade

Anvisa revela que apenas uma das 41 creatinas analisadas no Brasil atende a todos os critérios de qualidade; 40 falharam na rotulagem.

Creatina (Foto: Unsplash)

Creatina (Foto: Unsplash)

Ouvir a notícia

Anvisa analisa creatinas e apenas um produto atende a todos os critérios de qualidade - Anvisa analisa creatinas e apenas um produto atende a todos os critérios de qualidade

0:000:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os resultados de uma análise de quarenta e uma creatinas comercializadas no Brasil. Apenas um produto foi aprovado em todos os critérios avaliados, enquanto quarenta apresentaram problemas de rotulagem. A análise foi realizada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os critérios avaliados incluíram o teor de creatina, a presença de matérias estranhas e a adequação de rotulagem. A única amostra que atendeu a todos os requisitos foi a Creatine Monohydrate - 100% Pure, da marca Athletica Nutrition, fabricada por ADS Laboratório Nutricional LTDA. A legislação permite uma variação de até 20% no teor em relação ao que é declarado no rótulo, sendo que o valor de referência para creatina é de três gramas.

Dos produtos analisados, quarenta marcas estavam dentro dos limites legais de teor de creatina, com apenas uma amostra considerada irregular. Contudo, a Anvisa não revelou a marca irregular, pois a amostra está em processo administrativo. A agência observou que os resultados atuais diferem de levantamentos anteriores, sugerindo uma possível autorregulação do setor.

Problemas de Rotulagem

Em relação à presença de matérias estranhas, todas as marcas foram consideradas satisfatórias. No entanto, quarenta dos quarenta e um produtos não atenderam aos critérios de rotulagem. Os problemas identificados não representam riscos à saúde, mas podem levar a notificações aos fabricantes. Os erros mais comuns foram relacionados à orientação ao público.

A Anvisa coletou amostras de embalagens de trezentos gramas das creatinas mais vendidas no país durante o segundo semestre de dois mil e vinte e quatro. As amostras foram adquiridas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. Para garantir a precisão dos resultados, os produtos foram coletados três vezes pelas vigilâncias sanitárias locais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela