Saúde

Lorena Kourousias transforma experiências de vulnerabilidade em apoio a imigrantes em Nova York

Lorena Kourousias, psicóloga e imigrante, transforma sua experiência em apoio a mulheres vulneráveis em Nova York, enfrentando desafios atuais.

Lorena Kourousias migrou para a cidade de Nova York em dois mil e nove e começou a trabalhar como limpadora de casas e cuidadora de crianças. (Foto: Nicol León)

Lorena Kourousias migrou para a cidade de Nova York em dois mil e nove e começou a trabalhar como limpadora de casas e cuidadora de crianças. (Foto: Nicol León)

Ouvir a notícia

Lorena Kourousias transforma experiências de vulnerabilidade em apoio a imigrantes em Nova York - Lorena Kourousias transforma experiências de vulnerabilidade em apoio a imigrantes em Nova York

0:000:00

Lorena Kourousias, psicóloga mexicana, migrou para os Estados Unidos em 2010 em busca de melhores condições de vida. Atualmente, ela lidera a Mixteca, uma ONG em Nova York que oferece apoio a mulheres imigrantes, especialmente em um contexto de aumento da violência e fechamento de abrigos.

Kourousias, que trabalhou como psicóloga no México, enfrentou vulnerabilidades ao chegar aos EUA, onde inicialmente trabalhou em serviços domésticos. Ela percebeu a precariedade das mulheres migrantes, que muitas vezes vivem em condições abusivas. Hoje, como diretora da Mixteca, Kourousias se dedica a ajudar mulheres e mães imigrantes solteras, que enfrentam desafios significativos, incluindo a ameaça de deportação.

Desde 2022, com a chegada de migrantes enviados por ônibus do Texas, a demanda por serviços aumentou. Muitas mulheres buscam itens essenciais, como fraldas e leite, além de apoio psicológico. A ONG atende cerca de 85% de mulheres imigrantes, oferecendo terapia individual e workshops para lidar com traumas e prevenir a violência doméstica.

A coordenadora de Saúde Mental da Mixteca, Aldonza Balbuena, destaca que a violência e o estresse são comuns entre as atendidas. Kourousias, que possui formação acadêmica robusta, enfatiza que a migração é muitas vezes forçada por condições econômicas. Ela observa que as mães imigrantes atuais enfrentam uma situação ainda mais difícil, especialmente aquelas que vivem em abrigos.

A Mixteca também promove terapias alternativas que incorporam elementos culturais, como a preparação de alimentos típicos, para facilitar a discussão sobre saúde mental. Kourousias e sua equipe buscam criar um espaço seguro onde as mulheres possam compartilhar suas experiências e encontrar apoio emocional.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela