Saúde

Estudo revela que medicamentos GLP-1 reduzem risco de cânceres relacionados à obesidade

Medicamentos GLP 1, como liraglutide e dulaglutide, podem reduzir em 41% o risco de cânceres relacionados à obesidade, além de promover perda de peso.

Um novo estudo mostra que os medicamentos GLP-1 liraglutida, exenatida e dulaglutida foram 41% mais eficazes na prevenção de cânceres relacionados à obesidade. (Foto: Carsten Snejbjerg/Bloomberg via Getty Images)

Um novo estudo mostra que os medicamentos GLP-1 liraglutida, exenatida e dulaglutida foram 41% mais eficazes na prevenção de cânceres relacionados à obesidade. (Foto: Carsten Snejbjerg/Bloomberg via Getty Images)

Ouvir a notícia

Estudo revela que medicamentos GLP-1 reduzem risco de cânceres relacionados à obesidade - Estudo revela que medicamentos GLP-1 reduzem risco de cânceres relacionados à obesidade

0:000:00

Uma nova pesquisa realizada por cientistas do Clalit Health Services, em Israel, revelou que medicamentos GLP-1, como liraglutide e dulaglutide, podem reduzir em 41% o risco de cânceres relacionados à obesidade. O estudo foi publicado em 11 de maio na revista eClinicalMedicine e apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade, realizado de 11 a 14 de maio em Málaga, na Espanha.

Os pesquisadores analisaram os registros de saúde de seis mil trezentas e cinquenta e seis pessoas com obesidade e diabetes tipo 2, sem histórico prévio de câncer. Mais de 60% dos participantes eram mulheres, com idade média de 52 anos e índice de massa corporal (IMC) médio de 41,5. Metade dos participantes foi tratada com medicamentos GLP-1 por pelo menos seis meses, enquanto a outra metade passou por cirurgia bariátrica.

Durante o acompanhamento de mais de sete anos, 298 participantes foram diagnosticados com câncer relacionado à obesidade. O grupo que se submeteu à cirurgia teve 150 diagnósticos, enquanto o grupo que utilizou os medicamentos GLP-1 teve 148. Os tipos mais comuns de câncer diagnosticados foram câncer de mama pós-menopausa, câncer colorretal e câncer do útero. Os resultados semelhantes entre os grupos sugerem que os benefícios anticâncer dos medicamentos GLP-1 vão além da perda de peso.

Os cientistas ainda não têm certeza sobre os mecanismos que conferem propriedades anticâncer a esses medicamentos, mas sugerem que a redução da inflamação no corpo pode ser um fator. Tulsi Sharma, professora assistente de medicina na Universidade da Califórnia em San Francisco, destacou que esses medicamentos representam um avanço significativo no tratamento da obesidade e diabetes, oferecendo esperança para aqueles que enfrentam dificuldades em manter um peso saudável.

Os agonistas do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) imitam um hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue e promovem a saciedade. Medicamentos como liraglutide, exenatide e dulaglutide são utilizados há mais tempo do que os novos medicamentos GLP-1, como semaglutide e tirzepatide, que também têm mostrado benefícios adicionais para a saúde cerebral e cardíaca.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela