13 de mai 2025
Obesidade antes dos 30 anos aumenta risco de morte precoce em até 84%
Estudo revela que obesidade antes dos 30 anos aumenta em 75% o risco de morte precoce, destacando a urgência de hábitos saudáveis na juventude.
Obesidade infantil é um dos principais problemas de saúde pública hoje, alertam pesquisadores. (Foto: FreePik)
Ouvir a notícia:
Obesidade antes dos 30 anos aumenta risco de morte precoce em até 84%
Ouvir a notícia
Obesidade antes dos 30 anos aumenta risco de morte precoce em até 84% - Obesidade antes dos 30 anos aumenta risco de morte precoce em até 84%
Um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, revelou que a obesidade antes dos 30 anos aumenta o risco de morte precoce em 75%. Os dados foram apresentados no Congresso Europeu sobre Obesidade, realizado em Málaga, na Espanha. A pesquisa analisou informações de 620 mil adultos, com idades entre 17 e 60 anos.
Os homens que se tornaram obesos antes dos 30 anos apresentaram um risco 84% maior de morte precoce, enquanto as mulheres tiveram um aumento de 79%. A cada 500 gramas a mais na balança nessa faixa etária, o risco crescia em 24% para homens e 22% para mulheres. O estudo também associou a obesidade a um aumento na incidência de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2.
Importância de Hábitos Saudáveis
A principal autora do estudo, Huyen Le, destacou que evitar o ganho de peso na juventude pode ter um grande impacto na saúde a longo prazo. Aqueles que se tornaram obesos mais tarde na vida também enfrentaram riscos elevados, mas inferiores aos que ganharam peso na juventude. A obesidade entre 30 e 45 anos aumentou o risco de morte precoce em 52%, enquanto entre 45 e 60 anos, o aumento foi de 25%.
A professora Tanja Stocks enfatizou a necessidade de apoiar hábitos saudáveis durante a juventude, pois isso pode trazer benefícios duradouros. Ela alertou que pequenos ganhos de peso nos 20 anos podem aumentar significativamente o risco de morte precoce se persistirem.
Cenário no Brasil
No Brasil, a Pesquisa Vigitel de 2023 revelou que 24,3% da população adulta é obesa, um aumento em relação a 13,7% em 2008. Considerando o sobrepeso, a proporção sobe para 61,4%. A Federação Mundial da Obesidade estima que, até 2025, 31% dos adultos brasileiros poderão ser obesos, totalizando quase 120 milhões de pessoas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.