14 de mai 2025
China supera EUA em produção científica sobre câncer, segundo o Nature Index
China supera EUA em pesquisas sobre câncer, com crescimento de 19% em 2024. Harvard ainda lidera, mas colaborações estão em queda.
Prédio da Escola Médica de Harvard; universidade é liderança em estudos sobre câncer, segundo o Nature Index (Foto: Brian Snyder/Reuters)
Ouvir a notícia:
China supera EUA em produção científica sobre câncer, segundo o Nature Index
Ouvir a notícia
China supera EUA em produção científica sobre câncer, segundo o Nature Index - China supera EUA em produção científica sobre câncer, segundo o Nature Index
A China superou os Estados Unidos em produção de pesquisas científicas sobre câncer em 2024, conforme o Nature Index. O índice, que avalia publicações de alto impacto, registrou um aumento de 19% na produção chinesa, enquanto os EUA cresceram apenas 5%. A China alcançou um índice de participação de 2.614,52, superando os 2.481,71 dos EUA.
Apesar da queda em volume, os Estados Unidos ainda lideram em colaboração internacional, participando dos dez principais acordos bilaterais na área. No entanto, a parceria científica entre os dois países tem diminuído desde 2021, refletindo as tensões políticas. Nos últimos cinco anos, os EUA ainda mantêm a liderança, com 11% de sua produção científica focada em câncer, em comparação a 9% da China.
Harvard e a Liderança Científica
A Universidade Harvard continua a ser a principal instituição em pesquisas sobre câncer, com um índice de participação de 1.169,18 de janeiro de 2019 a agosto de 2024. A Academia Chinesa de Ciências, em Pequim, ocupa a segunda posição com 768,09. Harvard também é um motor de colaboração internacional, participando de oito das dez principais parcerias globais no setor.
Pesquisadores nos EUA expressam preocupação com o cenário científico, especialmente após uma carta aberta de cerca de 1,9 mil cientistas que criticaram o ex-presidente Donald Trump por ações que, segundo eles, comprometem o avanço científico. O governo Trump enfrentou processos relacionados a cortes de financiamento que afetaram instituições como Harvard e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH).
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.