Saúde

Crianças sírias enfrentam desnutrição aguda em meio a crise humanitária crescente

Cerca de 500 mil crianças na Síria enfrentam desnutrição aguda, enquanto cortes de financiamento comprometem a ajuda humanitária.

A menina síria durante sua visita a um centro médico próximo a Idlib, em 2 de março de 2025, onde um médico constatou que ela sofria de malnutrição. (Foto: Sonia Al Ali)

A menina síria durante sua visita a um centro médico próximo a Idlib, em 2 de março de 2025, onde um médico constatou que ela sofria de malnutrição. (Foto: Sonia Al Ali)

Ouvir a notícia

Crianças sírias enfrentam desnutrição aguda em meio a crise humanitária crescente - Crianças sírias enfrentam desnutrição aguda em meio a crise humanitária crescente

0:000:00

A situação na Síria se agrava com o aumento da desnutrição infantil, afetando mais de quinhentas mil crianças menores de cinco anos. O conflito, que já dura mais de uma década, resultou em uma crise humanitária sem precedentes, com milhões de pessoas necessitando de assistência.

Em campos de refugiados, como o de Parisha, a realidade é alarmante. Reem al Khalaf, mãe de uma criança desnutrida, relata que não consegue amamentar sua filha e não tem condições financeiras para comprar leite em pó. Ela alimenta a criança com almidão e arroz, mas isso não é suficiente. A situação é semelhante para muitas famílias, que enfrentam a falta de alimentos nutritivos.

As organizações humanitárias, como a Save the Children, enfrentam cortes de financiamento que resultaram na suspensão de um terço de seus programas de apoio nutricional. Bujar Hoxha, responsável pela ONG na Síria, afirma que as necessidades são mais altas do que nunca, enquanto os recursos diminuem. A ONU também alerta que a assistência alimentar caiu para três milhões e seiscentas mil pessoas, uma redução de quarenta e nove por cento em relação ao ano anterior.

A desnutrição crônica pode causar danos irreversíveis no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Ali al Qassem, pediatra em Alepo, destaca que a saúde de uma geração inteira está comprometida. Atualmente, nove em cada dez pessoas na Síria vivem abaixo do limiar da pobreza, e a falta de nutrientes começa já na lactância, devido à desnutrição das mães.

A situação é crítica e exige atenção urgente da comunidade internacional. Sem novos fundos, a assistência a um milhão de pessoas pode ser interrompida, deixando muitas crianças em risco de morte.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela