17 de mai 2025
Brasil atinge 25% de reciclagem de embalagens de vidro em 2024, superando meta nacional
Brasil atinge 25% de reciclagem de vidro em 2024, com o Distrito Federal superando a média nacional. Desafios ainda persistem.
Garrafas de vidro em imagem de arquivo (Foto: Pixabay/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Brasil atinge 25% de reciclagem de embalagens de vidro em 2024, superando meta nacional
Ouvir a notícia
Brasil atinge 25% de reciclagem de embalagens de vidro em 2024, superando meta nacional - Brasil atinge 25% de reciclagem de embalagens de vidro em 2024, superando meta nacional
Neste sábado, dia 17 de maio, o Brasil celebra o Dia Mundial da Reciclagem. Apesar de ser o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo, o país recicla apenas cerca de 3% de todo o lixo gerado. No entanto, em 2024, o Brasil atingiu a meta de reciclar 25% das embalagens de vidro, conforme o Decreto 11.300/22. O Distrito Federal superou essa média, alcançando 28,54%.
Nos últimos cinco anos, a taxa de reciclagem de vidro no Brasil subiu de 11% para 25,1%, segundo dados da organização Circula Vidro. Essa entidade é a única gestora da reciclagem de embalagens de vidro no país, e as informações foram validadas pelo Ministério do Meio Ambiente. Para garantir a reciclagem adequada, o vidro deve ser descartado sem tampa, rótulo e líquidos.
Comparação Internacional
Em comparação com outros países, a reciclagem de vidro no Brasil ainda está aquém. A Alemanha recicla cerca de 85% do vidro, enquanto Suécia, Bélgica e Suíça também superam 80%. Nos Estados Unidos, a taxa é de aproximadamente 33%, com variações regionais significativas.
Os desafios para a reciclagem no Brasil incluem o baixo valor comercial do vidro reciclado, a infraestrutura limitada de coleta seletiva e a falta de conscientização da população em várias regiões.
Coleta no Distrito Federal
Em Brasília, as embalagens de vidro, como frascos e garrafas, devem ser levadas a Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). O Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) mantém 42 contratos de coleta seletiva com 31 cooperativas. Os locais de coleta estão disponíveis no site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), que também informa sobre o descarte de outros materiais, como eletroeletrônicos e medicamentos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.