18 de mai 2025
Uso de airfryer é seguro, afirma especialista e regulamentação do Inmetro
Airfryer é segura, afirma USP e Inmetro, desmentindo vídeo que alerta sobre riscos à saúde. Informação falsa gera preocupação entre consumidores.
É #FAKE que airfryers liberam substâncias tóxicas e metais pesados durante o uso (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Uso de airfryer é seguro, afirma especialista e regulamentação do Inmetro
Ouvir a notícia
Uso de airfryer é seguro, afirma especialista e regulamentação do Inmetro - Uso de airfryer é seguro, afirma especialista e regulamentação do Inmetro
Circula nas redes sociais um vídeo onde uma mulher afirma que o uso de airfryer é prejudicial à saúde. Essa informação foi desmentida por especialistas, que garantem a segurança do eletrodoméstico. O professor Jorge A. W. Gut, do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), analisou o vídeo e classificou as alegações como #FAKE.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também se manifestou sobre o assunto. O órgão confirmou que a airfryer é um produto regulamentado, conforme a portaria n° 148, de 28 de março de 2022. Essa norma estabelece critérios e procedimentos para a avaliação da conformidade de aparelhos eletrodomésticos, priorizando a segurança dos consumidores.
Além disso, o professor Gut ressaltou que não há evidências científicas que comprovem os riscos à saúde associados ao uso da airfryer. O equipamento é projetado para cozinhar alimentos de forma mais saudável, utilizando menos óleo em comparação aos métodos tradicionais de fritura.
Diante da viralização do vídeo, é importante que os consumidores busquem informações em fontes confiáveis antes de acreditar em afirmações alarmistas. A segurança da airfryer está respaldada por regulamentações que visam proteger a saúde pública.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.