Saúde

Adolescentes enfrentam desafios emocionais devido a bullying e relações familiares difíceis

Estudo revela que arranjos familiares e bullying impactam a saúde mental de adolescentes no Brasil e no Reino Unido, exigindo atenção urgente.

Sofrer bullying foi consistentemente associado à evolução de ansiedade, depressão e agressividade, entre outros distúrbios comportamentais e de saúde mental; cometer bullying também (Foto: Freepik)

Sofrer bullying foi consistentemente associado à evolução de ansiedade, depressão e agressividade, entre outros distúrbios comportamentais e de saúde mental; cometer bullying também (Foto: Freepik)

Ouvir a notícia

Adolescentes enfrentam desafios emocionais devido a bullying e relações familiares difíceis - Adolescentes enfrentam desafios emocionais devido a bullying e relações familiares difíceis

0:000:00

Agência FAPESP – Um estudo internacional publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry analisou a influência de fatores sociais na saúde mental de adolescentes no Brasil e no Reino Unido. A pesquisa revelou que arranjos familiares não convencionais, bullying e dificuldades sociais estão associados a problemas de saúde mental em ambos os países.

A investigação acompanhou 11.756 jovens por três anos, sendo 2.010 do Brasil e 9.746 do Reino Unido. Os pesquisadores avaliaram a relação entre fatores sociais e sintomas de adoecimento mental, tanto internalizantes (como ansiedade e depressão) quanto externalizantes (como agressividade e desobediência). Maurício Scopel Hoffmann, chefe do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destacou que foram realizadas reuniões com adolescentes para identificar os fatores sociais relevantes.

Diferenças entre os países

Os resultados mostraram diferenças significativas entre os grupos. No Reino Unido, o impacto do bullying na saúde mental foi mais pronunciado, enquanto no Brasil, o tamanho da família se destacou como um fator de risco para problemas internalizantes. Os fatores analisados incluíram:

  • Tamanho da família e número de irmãos
  • Estado civil da mãe
  • Autorrelato de amizade
  • Mudanças de endereço
  • Experiências de bullying

Hoffmann enfatizou que os achados reforçam a necessidade de considerar esses fatores na formulação de políticas públicas voltadas para a promoção de ambientes sociais saudáveis para os jovens.

O estudo contou com a participação de outros especialistas do Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), como Eurípedes Constantino Miguel e Luis Augusto Rohde. O artigo completo pode ser acessado na plataforma da Association for Child and Adolescent Mental Health.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela