08 de jul 2025

Chile utiliza cabelo humano para conservar água e enfrentar a seca nas lavouras
Fundação utiliza cabelo humano para cobrir plantações, reduzindo em 71% a evaporação do solo e economizando água em meio à seca no Chile.

Pequeno tapete, feito de cabelo humano, cobre a base de uma árvore para ajudar a reter a umidade do solo e reduzir a evaporação da água, como parte da iniciativa de agricultura sustentável Agropelo (Foto: REUTERS/Pablo Sanhueza)
Ouvir a notícia:
Chile utiliza cabelo humano para conservar água e enfrentar a seca nas lavouras
Ouvir a notícia
Chile utiliza cabelo humano para conservar água e enfrentar a seca nas lavouras - Chile utiliza cabelo humano para conservar água e enfrentar a seca nas lavouras
O Chile enfrenta uma seca histórica que dura 15 anos, resultando em racionamento de água, especialmente em Santiago. Para mitigar a crise hídrica, a fundação Matter of Trust Chile está utilizando tufos de cabelo humano como cobertura morta em plantações, reduzindo a evaporação do solo em 71%.
A escassez de água no país é agravada pela diminuição das chuvas e pelo aumento das temperaturas, que aceleram a perda de umidade do solo. A fundação, criada em 2020, coleta cabelos de 350 salões e transforma esses fios em discos de cobertura morta após um processo de tecelagem mecânica. A CEO da fundação, Mattia Carenini, destaca que o uso do cabelo não apenas reduz a evaporação, mas também economiza até 48% de água para irrigação.
A agricultora Maria Salazar, que utiliza essa técnica em suas lavouras de limão em Taltal, afirma que os tapetes de cabelo ajudam a manter a umidade do solo e oferecem sombra, evitando a evaporação da água disponível. Com a crise hídrica, essa solução inovadora se torna essencial para a produção agrícola.
Em 2020, o governo chileno já havia implementado um plano para racionar água na capital, evidenciando a gravidade da situação. A utilização de resíduos, como o cabelo, representa uma alternativa criativa e sustentável para enfrentar os desafios impostos pela seca.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.