25 de mar 2025
Homem mergulha diariamente em água gelada para melhorar saúde mental e física
Nadadores em águas geladas relatam benefícios físicos e mentais, destacando a superação de desafios e a promoção do bem estar.
Martin Lynch tem mergulhado em água fria todos os dias nos últimos seis meses. (Foto: Martin Lynch)
Ouvir a notícia:
Homem mergulha diariamente em água gelada para melhorar saúde mental e física
Ouvir a notícia
Homem mergulha diariamente em água gelada para melhorar saúde mental e física - Homem mergulha diariamente em água gelada para melhorar saúde mental e física
Martin Lynch, de 44 anos, tem uma rotina peculiar: ele toma seu café da manhã em água gelada dentro de um recipiente. O ex-militar acredita que a exposição a temperaturas frias transformou sua vida. Ele medita em lagos com o grupo Cold Water Warriors e, para garantir sua dose diária de frio, preenche um lixo com água gelada quando não consegue nadar em um local apropriado. Martin já completou 192 dias consecutivos de imersão e relata benefícios significativos para sua saúde mental.
O grupo de nadadores, que inclui pessoas de diversas idades, enfrenta desafios como quebrar o gelo para nadar em lagos. Lisa Smith, de 56 anos, que nada há sete anos, afirma que a experiência a rejuvenescida e alivia suas dores. Kellie Tarr, que lida com problemas de saúde crônicos, também destaca como a água fria ajuda a "resetar" seu corpo, proporcionando alívio em dias difíceis. Ela compartilha que, durante a gravidez, o frio foi mais eficaz que analgésicos para aliviar sua dor ciática.
O assistente de saúde pública, Andy Fox, descreve as aulas de natação em água fria como "medicina em movimento", com potencial para reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e demência em mais de 30%. Ele alerta, no entanto, sobre os riscos do choque térmico e a necessidade de nadar em locais seguros e supervisionados. A Outdoor Swimming Society recomenda que os nadadores se vistam rapidamente após a imersão e evitem a exposição prolongada ao frio.
Andrew Blakey, de 64 anos, que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2023, relata que a natação em água fria o ajudou a recuperar sua mobilidade e voltar a pedalar. Ele enfatiza a importância da água para sua recuperação e bem-estar. A prática de natação em águas abertas tem crescido, com 7,5 milhões de pessoas participando em todo o Reino Unido, segundo dados da Swim England. Iniciantes são aconselhados a entrar na água gradualmente e sempre acompanhados de nadadores experientes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.