Saúde

Misturar álcool e sauna pode ser perigoso para a saúde e causar acidentes graves

Misturar álcool com sauna pode ser fatal. Entenda os riscos e saiba como aproveitar os benefícios desse ritual milenar com segurança.

Em resposta ao calor, o hipotálamo aumenta o fluxo sanguíneo para a pele e acelera a transpiração. Mas isso também aumenta o risco de desidratação. (Foto: Unsplash)

Em resposta ao calor, o hipotálamo aumenta o fluxo sanguíneo para a pele e acelera a transpiração. Mas isso também aumenta o risco de desidratação. (Foto: Unsplash)

Ouvir a notícia

Misturar álcool e sauna pode ser perigoso para a saúde e causar acidentes graves - Misturar álcool e sauna pode ser perigoso para a saúde e causar acidentes graves

0:000:00

As saunas, tradicionais em diversas culturas, especialmente na Escandinávia, são conhecidas por seus benefícios à saúde, como relaxamento e melhora em condições cardíacas. No entanto, estudos recentes alertam para os riscos de misturar álcool com sessões de sauna. A combinação pode levar à desidratação e problemas cardiovasculares, além de aumentar o risco de mortes acidentais relacionadas à intoxicação.

A cultura da sauna tem evoluído, especialmente no Reino Unido, onde se tornou um novo centro social. Muitas pessoas estão optando por ir à sauna em vez de frequentar pubs. Contudo, a mistura de álcool com calor intenso levanta preocupações. O álcool, um diurético, pode agravar a desidratação causada pelo calor, aumentando o risco de tonturas e desmaios.

Pesquisas indicam que tanto o calor quanto o álcool podem afetar a função cardiovascular, resultando em arritmias e outros problemas. Um estudo publicado no American Journal of Forensic Medicine and Pathology relatou um caso em que uma pessoa sofreu queimaduras graves após apenas sete minutos em uma sauna, levando a um desfecho trágico. Outro estudo finlandês encontrou uma ligação entre mortes acidentais em saunas e intoxicação alcoólica.

A principal recomendação é clara: se for beber, faça isso após a sessão de sauna. Pessoas intoxicadas devem evitar saunas ou serem supervisionadas. As diretrizes de segurança incluem limitar o tempo na sauna, refrescar-se após a sessão e reidratar-se com bebidas não alcoólicas. Embora as saunas ofereçam benefícios reais, a combinação de calor e álcool pode ser perigosa.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela