09 de abr 2025
Measles outbreak approaches 600 cases; experts warn of potential spread to urban areas
Surto de sarampo nos EUA já soma quase 600 casos e três mortes. Especialistas alertam para a possibilidade de crescimento da epidemia.
Foto de um homem segurando um cartaz em uma manifestação em apoio à reforma da saúde. (Foto: Justin Rex/The Texas Tribune/Reuters)
Ouvir a notícia:
Measles outbreak approaches 600 cases; experts warn of potential spread to urban areas
Ouvir a notícia
Measles outbreak approaches 600 cases; experts warn of potential spread to urban areas - Measles outbreak approaches 600 cases; experts warn of potential spread to urban areas
Um surto de sarampo nos Estados Unidos já afeta 21 condados do Texas, com quase 600 casos confirmados. O surto teve início em Gaines County, onde a maioria dos casos está concentrada, e se espalhou para outros estados, incluindo 56 casos em Novo México e 10 em Oklahoma. Especialistas alertam que a epidemia pode continuar a crescer, especialmente em áreas urbanas, onde a população é mais vulnerável.
A diretora de Saúde Pública de Lubbock, Katherine Wells, expressou preocupação com a possibilidade de novas exposições em locais movimentados, como supermercados e shoppings. A situação é crítica, pois sete crianças em uma creche local já foram infectadas. Muitas delas não estão aptas a receber a segunda dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola - MMR), que é recomendada entre 12 e 15 meses de idade e novamente entre 4 e 6 anos.
O surto já resultou em três mortes, incluindo duas crianças em Texas e um adulto em Novo México, todos não vacinados. A baixa taxa de vacinação, especialmente entre as comunidades menonitas, contribui para a gravidade da situação. O secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., afirmou que a resposta ao surto tem sido eficaz, embora especialistas contestem essa afirmação, indicando que os casos podem estar subestimados.
A Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) atualizou suas diretrizes, pedindo que os profissionais de saúde fiquem atentos a possíveis casos de sarampo. A agência destacou que 12% dos casos reportados neste ano resultaram em hospitalização, reforçando a importância da vacinação como a melhor forma de proteção contra o sarampo e suas complicações.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.