Saúde

Texas enfrenta surto de sarampião com mais de mil casos e preocupa saúde pública nos EUA

Surto de sarampião nos EUA já infectou mais de mil pessoas, com Texas como epicentro. Vacinação de emergência é estabelecida.

Personal de saúde prepara uma vacina contra o sarampião, as paperas e a rubéola no Condado de Andrews, Texas, em 8 de abril de 2025. (Foto: Annie Rice/AP)

Personal de saúde prepara uma vacina contra o sarampião, as paperas e a rubéola no Condado de Andrews, Texas, em 8 de abril de 2025. (Foto: Annie Rice/AP)

Ouvir a notícia

Texas enfrenta surto de sarampião com mais de mil casos e preocupa saúde pública nos EUA - Texas enfrenta surto de sarampião com mais de mil casos e preocupa saúde pública nos EUA

0:000:00

Os Estados Unidos enfrentam um surto de sarampião que começou em março de 2023, com o Texas como principal foco. O condado de Gaines, onde as taxas de vacinação são baixas, já registrou 709 casos. O surto se espalhou para outros estados e até para o México, totalizando mais de mil infecções.

A maioria dos casos confirmados envolve pessoas não vacinadas. O Departamento de Serviços de Saúde do Texas informou que, em sua maioria, as infecções ocorreram em crianças em idade escolar. O condado de Gaines possui uma das maiores taxas de isenção de vacinação do estado, com apenas 82% dos alunos vacinados contra sarampo, caxumba e rubéola, bem abaixo da meta federal de 95%.

Medidas de Resposta

Em resposta ao surto, as autoridades de saúde estabeleceram centros de vacinação de emergência, incluindo clínicas de autosserviço em Seminole. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) enviaram duas mil doses da vacina tríplice viral para o Texas. Contudo, a maioria dessas vacinas está sendo utilizada para reforços, não alcançando a população não vacinada.

O aumento das isenções de vacinação tem gerado preocupação entre especialistas em saúde pública. Desde a pandemia de covid-19, as taxas de vacinação caíram para menos de 93% em todo o país. Estima-se que 280 mil crianças em idade pré-escolar não tenham documentação de vacinação. No condado de Gaines, mais de 13% dos alunos solicitaram isenções no último ano.

Desinformação e Impacto

A desinformação sobre vacinas também contribui para o problema. Robert F. Kennedy Jr., crítico das vacinas, foi nomeado secretário de Saúde e Serviços Humanos e, apesar de suas opiniões anteriores, agora incentiva a vacinação. O surto não se limita ao Texas; estados como Novo México, Alaska, Georgia, Nova York e Rhode Island também relataram casos.

O sarampião é um vírus altamente contagioso que pode causar complicações graves, incluindo pneumonia e encefalite. Até o momento, foram confirmadas duas mortes relacionadas ao surto, incluindo a de uma criança não vacinada. As autoridades continuam a monitorar a situação e a promover a vacinação como a melhor forma de prevenção.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela