Tecnologia

Comissão investiga 23andMe após pedido de falência e alerta sobre dados genéticos em risco

Com a falência da 23andMe, o Congresso investiga a segurança dos dados genéticos de milhões de clientes. Respostas são exigidas até 1º de maio.

Signage na sede da 23andMe em Sunnyvale, Califórnia, EUA, na quarta-feira, 27 de janeiro de 2021. (Foto: David Paul Morris | Bloomberg | Getty Images)

Signage na sede da 23andMe em Sunnyvale, Califórnia, EUA, na quarta-feira, 27 de janeiro de 2021. (Foto: David Paul Morris | Bloomberg | Getty Images)

Ouvir a notícia

Comissão investiga 23andMe após pedido de falência e alerta sobre dados genéticos em risco - Comissão investiga 23andMe após pedido de falência e alerta sobre dados genéticos em risco

0:000:00

Comitê da Câmara dos EUA investiga falência da 23andMe e riscos aos dados genéticos

A Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos investiga a decisão da 23andMe de entrar com pedido de proteção por falência (Chapter 11). A preocupação central é o risco de comprometimento dos dados genéticos sensíveis de milhões de clientes.

Representantes Brett Guthrie, Gus Bilirakis e Gary Palmer enviaram uma carta ao CEO interino da 23andMe, Joe Selsavage, solicitando esclarecimentos sobre as práticas de privacidade da empresa até o dia 1º de maio. A solicitação ocorre após cartas semelhantes de outros órgãos governamentais, como o Comitê de Supervisão e Reforma do Governo e a Comissão Federal de Comércio.

A 23andMe ganhou destaque com seus testes de DNA domésticos, que ofereciam aos clientes informações sobre suas origens e perfis genéticos. A empresa, que já foi avaliada em US$ 6 bilhões, enfrentou dificuldades para gerar receita recorrente e estabelecer um negócio lucrativo de pesquisa e terapêutica.

Com a falência, os ativos da 23andMe, incluindo seu vasto banco de dados genéticos, estão à venda. Os congressistas expressaram grande preocupação com a segurança das informações pessoais dos americanos, especialmente na ausência de uma lei federal abrangente de privacidade e segurança de dados.

Dados de DNA são particularmente sensíveis, pois a sequência genética de cada pessoa é única e não pode ser totalmente anonimizada, conforme o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano. O acesso indevido a esses dados pode facilitar roubo de identidade, fraude de seguros e outros crimes.

A legislação como a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) protege as informações de saúde, mas empresas de testes diretos ao consumidor, como a 23andMe, geralmente não estão cobertas por essa lei. Os congressistas demonstraram preocupação com a segurança dos dados dos clientes, dada a incerteza em torno do processo de venda.

A 23andMe afirmou que não alterará a forma como gerencia ou protege os dados dos consumidores durante a transação. A empresa também informou que todos os potenciais compradores devem concordar em cumprir sua política de privacidade e as leis aplicáveis. Clientes podem excluir suas contas e dados no site da empresa, mas há relatos de que alguns usuários estão enfrentando dificuldades para fazê-lo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela