Tecnologia

Nasa lança telescópio para desvendar mistérios do Big Bang e buscar água na Via Láctea

O telescópio SPHEREx será lançado na sexta feira pela Nasa e SpaceX. A missão busca entender a inflação cósmica e a origem do universo. O SPHEREx mapeará 450 milhões de galáxias e 100 milhões de estrelas. O observatório procurará água congelada em nuvens moleculares da Via Láctea. A missão durará dois anos e criará um mapa 3D do cosmos em 102 cores.

Telescópio SPHEREx na base da força espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Handout via REUTERS)

Telescópio SPHEREx na base da força espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Handout via REUTERS)

Ouvir a notícia

Nasa lança telescópio para desvendar mistérios do Big Bang e buscar água na Via Láctea - Nasa lança telescópio para desvendar mistérios do Big Bang e buscar água na Via Láctea

0:000:00

A NASA está prestes a lançar o telescópio espacial SPHEREx, um observatório em forma de megafone, com o objetivo de investigar o que ocorreu logo após o Big Bang e localizar reservatórios de água na Via Láctea. O lançamento está agendado para sexta-feira, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, que partirá da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. O SPHEREx, que significa Espectrofotômetro para a História do Universo, Época de Reionização e Explorador de Gelos, irá mapear a distribuição de galáxias e buscar água congelada em grãos de poeira interestelar.

A missão, com duração prevista de dois anos, coletará dados sobre mais de 450 milhões de galáxias e 100 milhões de estrelas na Via Láctea, criando um mapa tridimensional do cosmos em 102 cores. O foco principal é entender a inflação cósmica, um fenômeno que descreve a rápida expansão do universo logo após o Big Bang, ocorrido há cerca de 13,8 bilhões de anos. O cosmólogo Olivier Dore, do Caltech, destacou que mapear a distribuição de galáxias permitirá determinar as propriedades da inflação, conectando a física desse evento à estrutura do universo.

O gerente do projeto, Jim Fanson, descreveu a inflação cósmica como a "estrutura de consenso" para explicar fenômenos observados em grandes escalas. O SPHEREx terá a capacidade de capturar imagens em todas as direções, analisando a luz de bilhões de fontes cósmicas para determinar sua composição e distância. Além disso, o telescópio buscará água e moléculas, como dióxido de carbono e monóxido de carbono, congeladas em grãos de poeira em nuvens moleculares, que são consideradas locais de formação de água no universo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela