Tecnologia

Pakistani astronauta será o primeiro estrangeiro a integrar a estação espacial Tiangong

Astronauta paquistanês será o primeiro estrangeiro na estação Tiangong, reforçando laços entre China e Paquistão em meio à corrida espacial.

Long Wei, da FeatureChina, registrou uma imagem que ilustra a produção em uma planta agrícola na China. (Foto: Long Wei/FeatureChina/AP/File)

Long Wei, da FeatureChina, registrou uma imagem que ilustra a produção em uma planta agrícola na China. (Foto: Long Wei/FeatureChina/AP/File)

Ouvir a notícia

Pakistani astronauta será o primeiro estrangeiro a integrar a estação espacial Tiangong - Pakistani astronauta será o primeiro estrangeiro a integrar a estação espacial Tiangong

0:000:00

Um astronauta paquistanês será o primeiro estrangeiro a viajar para a estação espacial Tiangong, da China, em uma missão programada para outubro de 2024. A seleção do candidato ocorrerá nas próximas semanas, com o escolhido atuando como especialista em carga, realizando tarefas diárias e experimentos científicos.

A China Manned Space Agency anunciou que o astronauta paquistanês se juntará à equipe da Tiangong, que desde 2021 só recebeu astronautas chineses. O fortalecimento das relações espaciais entre Beijing e Islamabad é um reflexo da crescente colaboração econômica entre os dois países, especialmente no âmbito do Corredor Econômico China-Paquistão.

Amjad Ali, vice-diretor da SUPARCO (Agência Espacial do Paquistão), destacou a importância da missão, afirmando que é um marco para o programa espacial paquistanês, que já conta com mais de 60 anos de história. O Paquistão enviou um satélite à Lua em parceria com a China no ano passado, demonstrando a profundidade da cooperação.

Treinamento e Experimentos
Os candidatos selecionados passarão por um treinamento de seis meses a um ano na China. Durante a missão, o astronauta realizará experimentos com impacto científico e social significativo. Amer Gilani, responsável pela cooperação em voos espaciais na SUPARCO, afirmou que os experimentos ainda estão sendo definidos.

A crescente parceria espacial entre os dois países também se alinha a um acordo de cooperação assinado em fevereiro. Recentemente, uma delegação da empresa chinesa Galaxy Space se reuniu com o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, para discutir investimentos na indústria de tecnologia espacial do Paquistão.

A China, que tem avançado rapidamente em sua capacidade espacial, já firmou quase duzentos acordos de cooperação com países e organizações internacionais. A missão do astronauta paquistanês representa um passo importante na internacionalização da estação espacial chinesa.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela